Estudantes de Medicina da UFPR são premiados em concurso de inovação

15 dezembro, 2022
10:16
Por
0
Ciência e Tecnologia

Da esquerda para a direita: Paola Luíza Schittini, Letícia Farias de Souza e Yan Kubiak. Foto: arquivo pessoal

Um protótipo de software para auxiliar a tomada de decisão médica com o objetivo de reduzir as solicitações de exames excessivos para queixas inespecíficas. Esse é o projeto Five Health, vencedor da 7ª edição do programa de inovação “hiPUC 2022”.

Formada por Letícia Farias de Souza, estudante de Medicina da UFPR e outros alunos de várias universidades de Curitiba, a equipe desenvolveu o projeto para o programa de inovação com o tema “Saúde centrada no paciente”. O objetivo do evento é buscar a criação de soluções que agreguem aos desafios estratégicos e transformem por completo a experiência dos pacientes.

A jovem conta que participar do concurso trouxe um grande aprendizado. “Toda a experiência do evento aliada à possibilidade de colaborar com alunos de outras universidades e receber Feedback de profissionais renomados já foi uma vitória em si”, comentou Letícia.

Os projetos vencedores do segundo e terceiro lugar também contaram com a participação de estudantes de Medicina da UFPR. O estudante do oitavo período, Yan Kubiak, integrou a equipe que conquistou a segunda colocação, apresentando um projeto de acessibilidade para deficientes visuais. A ideia também será incubada para ser desenvolvida como um novo negócio.

A terceira colocação foi para a equipe da aluna do sétimo período de Medicina da UFPR, Paola Luíza Schittini, com a proposta de criação de um aplicativo para ajudar pacientes com dores crônicas a perceberem os fatores de piora e melhora da dor. Segundo a estudante, participar do evento  permitiu uma interdisciplinaridade enriquecedora. “Além de tudo isso, pude desenvolver várias habilidades pessoais que são muito importantes para minha futura profissão e vida”, explica.

HIPUC 2022

É um programa de inovação que tem o objetivo de transformar ideias inovadoras em soluções empreendedoras para a área da saúde. Na 7ª edição, o evento teve como foco o tema “Saúde centrada no paciente”. Neste ano, 12 ideias foram selecionadas no contexto de saúde humana, onde o idealizador pode escolher entre as cinco verticais, a que mais se enquadra a sua solução: método de diagnóstico; monitoramento remoto de pacientes; análise de dados; educação e prevenção; e futuro dos atendimentos e hospitais.

 

Por Felipe Reis, sob orientação de Aline Fernandes

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]