

Mais de 100 estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná participaram de uma ação solidária em duas escolas na região metropolitana de Curitiba, na sexta-feira (23).
A atividade integra a programação de acolhimento dos novos acadêmicos da UFPR. Neste ano, o grupo pintou muros, cercas, reformou parques e jardins das duas instituições, além de proporcionar um dia repleto de alegria para as crianças, com direito a brincadeiras e até gincana.
As ações em escolas são realizadas pelo curso de Engenharia Civil desde 2006, com organização do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná (Daep). “Ao longo dos cinco anos de graduação, temos educação gratuita. Essa é uma das chances de retribuir para a sociedade um pouco do benefício que recebemos como estudantes da UFPR”, afirma o presidente do Daep, Lucas Kulik.


Os calouros foram divididos em dois grupos para atender a Escola Municipal Eurípedes Siqueira, de Almirante Tamandaré, e o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Tôto, localizado em Piraquara.
“Pintamos as escadarias, bancos e até o parquinho onde as crianças brincam”, relata o calouro Rodrigo Schmaedecke Tratz. “Foi uma experiência inovadora para mim”.
Aos 17 anos, a caloura Letícia Wan-Dall Gonçalves trabalhou como voluntária pela primeira vez. “Nunca tinha feito nada parecido e foi incrível, de verdade. A galera do curso contribuiu demais, nos ajudamos e ficamos surpresos com o resultado. Com certeza a ação me incentivou a fazer mais voluntariado”, diz.
Para realizar as atividades, o Daep contou com apoio da UFPR, do Setor de Tecnologia da instituição e patrocinadores que doaram as tintas utilizadas.
“Quando falavam de trote na faculdade, eu morria de medo de ser violento ou desconfortável. Foi totalmente inesperado, nos divertimos e integramos muito mais do que eu imaginava, tanto com os calouros quanto com os veteranos”, conclui Letícia.

