logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudante de Odontologia representa o Paraná em Projeto Nacional do SUS na Paraíba

O estudante Robson Calixto, do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, participará entre os dias 2 e 19 de julho do projeto Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS (VEPOP-SUS), nas cidades de João Pessoa e Conde, na Paraíba.

Após seleção por análise curricular, Calixto foi o único escolhido do Paraná para participar desse projeto. A ação é apoiada pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS) com  apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e colaboração da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.

O objetivo do VEPOP-SUS é fortalecer experiências de extensão popular na linha da Educação Popular em Saúde, de maneira integrada com os espaços do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprometida com a formação de trabalhadores para atuação com postura ético-política humanística, interdisciplinar e participativa.

Durante a vivência, os participantes ficarão hospedados com famílias integrantes do projeto na Comunidade de Pescadores da Costinha (Conde/PB) para trocarem experiências relacionadas à vivência cotidiana.

Estão previstas, ainda, atividades de aprofundamento teórico na Unidade Escola da Universidade Federal da Paraíba, como seminários e oficinas didático-pedagógicas. O estudo foca em aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

De acordo com Calixto, representar sua universidade e sua região no projeto é uma honra. “Ter a possibilidade de participar de mais uma vivência no SUS representando não só a Odontologia, mas a instituição de ensino a qual pertenço, minha cidade e meu estado, faz com que eu sinta uma enorme alegria. Cada instante será inesquecível e contribuirá de forma muito positiva em todas as esferas da minha vida”, diz.

O projeto possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre educação permanente em saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, entre outras questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde e ao SUS. “Tenho certeza de que o projeto contribuirá muito para minha capacitação interdisciplinar e multiprofissional no que diz respeito à integração entre ensino, serviço, comunidade e gestão. Da mesma forma, acredito que possibilitará refletir acerca do meu papel dentro da sociedade enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais”, comenta o estudante.

A coordenadora do curso de Odontologia, Ângela Fernandes, destacou a participação do estudante da UFPR: “Participam do projeto estudantes de graduação e residentes na área da saúde. O Robson terá a oportunidade de conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuar com a saúde coletiva. É motivo de orgulho a participação do nosso aluno neste evento reconhecido nacionalmente”.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...