Imagem Padrão

Estudante da UFPR é selecionada em programa de empreendedorismo universitário

23 setembro, 2020
16:02
Por Simone Meirelles
Ciência e Tecnologia

Rafaella de Bona (foto assessoria TIM)

A estudante de Design do Produto Rafaella de Bona, da Universidade Federal do Paraná, foi uma das selecionadas no programa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM em 2020. A edição atual da ação priorizou inciativas focadas na resolução de problemas potencializados pela crise da Covid-19.
Rafaella desenvolveu o projeto de um absorvente interno sustentável para mulheres em situação de rua. O lugar de uma casca de banana é o lixo, certo? Não para a universitária curitibana, que achou uma utilidade até então inimaginável para a fibra presente na casca da fruta: produção de absorventes biodegradáveis. O projeto de um absorvente interno sustentável para mulheres em situação de rua. “A higiene menstrual não deve ser um privilégio, e sim um direito de todas”, defende Rafaella de Bona, idealizadora do Maria, que já ganhou um prêmio internacional de design.
Os projetos selecionados vão desde uma cadeira de escritório que trata de problemas na coluna até uma plataforma de EAD com aprendizagem colaborativa. Participam mais de 60 jovens, alunos de 13 universidades de seis Estados do Brasil. Ao longo de nove meses, eles receberão apoio financeiro, técnico e de negócios para apresentarem seus produtos a investidores e especialistas.

(Colaboração: Talita Vanso, assessoria TIM)

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]