O anfíbio Brachycephalus Tridactylus existe apenas na reserva Salto Morato, em Guaraqueçaba, e foi descoberto por uma equipe de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, com o biólogo Michel V. Garey e com o apoio da Fundação Boticário.
Apesar da espécie ter sido descoberta em 2007, apenas em junho deste ano a revista internacional Herpetologica oficializou, por meio de artigo científico, o animal no rol de espécies catalogadas.
De acordo com o biólogo, a nova espécie representa um avanço no conhecimento sobre os anfíbios no Brasil. “Não conhecemos quase nada sobre os hábitos dessas espécies, que inclusive podem ter muita importância, até mesmo farmacológica, e que nós desconhecemos. Outro ponto importante é que essa espécie ocorre na Mata Atlântica, bioma extremamente ameaçado pelo desmatamento”, afirmou em texto da assessoria da Fundação Boticário.
Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]