Especialistas renomados do Brasil e do exterior participarão do II Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil

21 maio, 2018
15:41
Por
0
Ensino e Educação

A UFPR volta a ser palco de mais dois grandes encontros no campo do Direito: o II Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil e o IX Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos.

Promovidos pelas Clínicas de Direitos Humanos da UFPR e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), nas sedes das Faculdades de Direito das duas universidades e ainda no Paço da Liberdade, os encontros ocorrem de 6 a 8 de junho e terão como tema “Clínicas Jurídicas metodologias da educação clínica no ensino superior”. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no portal https://www.even3.com.br/IIFNCJ, onde também consta a programação dos encontros.

O II Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil e o IX Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos objetivam capacitar docentes e discentes para trabalhar com clínicas jurídicas, apresentando e discutindo as principais características dessa metodologia de ensino jurídico.

Nomes de destaque

Coordenados pelas professoras-doutoras Taysa Schiocchet (CDH|UPFR) e Danielle Pamplona (CDH|PUCPR), os dois encontros vão expor experiências em litígios estratégico judicial nacional (amicus curiae no Supremo Tribunal Federal – STF), internacional (Corte Interamericana de Direitos Humanos) e extra judicial; práticas de formação;  comunicação; lobby legislativo e judicial; realização e acompanhamento de políticas públicas; sensibilização e popularização do saber jurídico.

Para isso, trarão a Curitiba alguns dos mais respeitados professores e profissionais da área. Entre eles, a professora-doutora Stéphanie Hennette-Vauchez (EUCLID | Université Paris X – França), referência nesta área na Europa. Outros nomes importantes serão Fernanda Lapa, da Universidade da Região de Joinville – Univille (uma das primeiras clínicas de direitos humanos do Brasil, criada há mais de uma década) e Daniel Sarmento, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (referência nacional por sua forte atuação junto ao STF).

Taysa diz que os encontros serão importantes para colocar a UFPR na rota das universidades que são referência no tema de clínicas jurídicas, ainda incipientes no Brasil. A Universidade começou a adotar este modelo em 2016, com ótimos resultados. Embora tenha dezenas de clínicas jurídicas, o Brasil possui apenas vinte na área de direitos humanos. “Nós também queremos ampliar a concretização de direitos humanos e o diálogo real com a sociedade nesse processo. Além disso, os participantes terão oportunidade de apresentar seus trabalhos, os quais podem ser publicados nos anais do evento”, afirma.

As clinicas

As clinicas jurídicas adotam um modelo de ensino basicamente prático, que rompe com a sistemática tradicional – essencialmente teórica, baseada nos livros e na análise de julgados. “O modelo de metodologia clínica tenta envolver a teoria e a prática com o entorno social, gerando impacto positivo para o aluno. Portanto, além de romper com este modelo de baixa aprendizagem pedagógica, suas ações geram visões com impacto social e coletivo.  Por siso, são ações não individuais, mas coletivas, já que envolvem  grupos de pessoas”, explica Taysa.

O II Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil e o IX Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos têm ainda como parceiras as Clínicas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Pará, Universidade de Brasília e Universidade da Região de Joinville.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]