Imagem Padrão

Escolas do projeto Aprendendo a Conviver vão apresentar planos de ação para enfrentamento da violência no ambiente escolar

08 agosto, 2018
15:02
Por
Ensino e Educação

Representantes de 90 escolas participantes do Projeto Aprendendo a Conviver vão se reunir no próximo sábado (11) para apresentar os planos de ação elaborados para enfrentar temas como violência, discriminação e preconceito no ambiente escolar. Será o terceiro encontro presencial do projeto, que é ligado ao Setor de Educação da UFPR e começou o trabalho com as escolas em março.

O Projeto Conviver está entre quatro propostas nacionais selecionadas pelo Ministério da Educação para a formação de profissionais da educação básica no campo dos direitos humanos e da diversidade. O objetivo é capacitar os educadores para que reconheçam situações de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar e adotem estratégias eficazes para atender e reduzir esses casos. O projeto dá ênfase à prevenção contra o bullying.

Em junho as escolas participantes receberam relatórios individualizados sobre a percepção de seus alunos sobre bullying e segurança escolar. Os dados fazem parte de um levantamento de clima escolar realizado com 22.385 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Curitiba, Colombo, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. As informações foram utilizadas pelas escolas para traçar seus planos de ação para melhoria das relações interpessoais e administração de conflitos, que agora serão apresentados durante o encontro.

III Encontro Presencial do Projeto Aprendendo a Conviver
Data: sábado, 11 de agosto
Local: Edifício D Pedro I – Campus Reitoria da UFPR – Rua General Carneiro, 460 – Curitiba

Programação:
Das 8 às 10 horas – café da manhã e roda de conversa com educadores
Das 10 horas ao meio-dia – apresentação dos planos de ação das escolas

Saiba mais sobre o projeto Aprendendo a Conviver

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]