logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência reúne estudantes e pesquisadores para debater o pensamento científico

A terceira edição da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência oferece um curso sobre estilos de pensamento científico, além de oficinas.
A terceira edição da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência oferece um curso sobre estilos de pensamento científico, além de oficinas.

Estão abertas as inscrições para a Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência, um evento bianual voltado à formação de pesquisadores e professores. Esta é a terceira edição do evento, que acontece entre 11 e 14 de agosto, e é realizado em parceria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participam do evento estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica, de áreas do conhecimento como ciências humanas, ciências naturais, matemática e outras, com interesse nos temas da história e da filosofia da ciência para fins de formação profissional.

A Escola HFC oferece um curso principal e oficinas. O curso principal terá como tema “Estilos de pensamento científico”, e será ministrado por Otávio Bueno, pesquisador brasileiro radicado nos EUA e vinculado à Universidade de Miami, onde é chefe do departamento de filosofia e leciona nas áreas de filosofia da ciência, filosofia da lógica e filosofia da matemática.

O curso tem carga horária de 12 horas (3 horas diárias). Nas edições anteriores, os professores convidados foram Michel Ghins (Université de Louvain) e Mauro Condé (UFMG).

As oficinas são ministradas por pesquisadores e professores interessados em compartilhar com um público não-especializado suas pesquisas nos campos da história e filosodia da ciência. As oficinas têm carga horária de 6 horas, e cada participante pode se inscrever em até duas delas.

A programação das oficinas está distribuída nos seguintes eixos temáticos: Filosofia da ciência, Filosofia da Tecnologia, História da Biologia, História da Fìsica, História da Matemática, História da Química, História das Ciências Humanas.

A Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência é promovida pelos programas de pós-graduação em Filosofia (UFPR), em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR), em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (UTFPR) e em Tecnologia (UTFPR).

Mais informações podem ser encontradas na página do evento. Os interessados podem se inscrever no evento com o formulário disponível neste link.

 

Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência

Data: 11 a 14 de agosto de 2015

Local: UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba – Sede Centro

Endereço: Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças – Curitiba-PR

Acesse o mapa aqui

Página do evento

Valor da inscrição: R$ 50

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...