logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipes da UFPR conquistam 8 prêmios no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016

No último dia 18 de maio foram divulgados os resultados finais da terceira edição do Festival de Minifoguetes de Curitiba, após exaustiva análise dos registros dos altímetros. Cada minifoguete levou um altímetro a bordo para registrar a sua trajetória, que é usada para definir a classificação dos minifoguetes em cada categoria. Os resultados detalhados estão disponíveis no blog da organização, clicando aqui.

O Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS), da UFPR, participou com duas equipes em 11 das 13 categorias do Festival, sendo a Universidade melhor colocada. O GFCS ficou com a primeira colocação em quatro categorias e o vice-campeonato em outras quatro categorias – em duas categorias os minifoguetes se perderam e em outra o altímetro apresentou problemas.

Ao todo, participaram 17 equipes de 15 universidades brasileiras – ITA, PUCRS, Uema, Uerj, UFABC, UFMG, UFPR, UFRGS, UFSC, UnB, Unicamp, Unifei, UP, USP-SC e UTFPR – e um grupo independente (Centro Gaúcho de Pesquisas Aeroespaciais – Cegapa).

Para chegar a estes resultados, as duas equipes do GFCS montaram 66 minifoguetes. Destes, 48 foram testados antes do evento e 15 foram lançados durante o Festival. Os três minifoguetes que restaram devem ser lançados em breve.

O Festival de Minifoguetes de Curitiba é o primeiro e único evento brasileiro no qual equipes competem com seus projetos de minifoguetes. Neste ano, no Centro Politécnico da UFPR, ocorreram apresentações de projetos de minifoguetes, palestras, exposição de minifoguetes e minicurso, bem como lançamentos de seis categorias. Já na Fazenda Canguiri da UFPR, em Pinhais, foram realizados os lançamentos de outras sete categorias.

Com informações do Grupo de Foguetes Carl Sagan.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...