Imagem Padrão

Equipes da UFPR conquistam 8 prêmios no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016

24 maio, 2016
14:37
Por
Ciência e Tecnologia

No último dia 18 de maio foram divulgados os resultados finais da terceira edição do Festival de Minifoguetes de Curitiba, após exaustiva análise dos registros dos altímetros. Cada minifoguete levou um altímetro a bordo para registrar a sua trajetória, que é usada para definir a classificação dos minifoguetes em cada categoria. Os resultados detalhados estão disponíveis no blog da organização, clicando aqui.

O Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS), da UFPR, participou com duas equipes em 11 das 13 categorias do Festival, sendo a Universidade melhor colocada. O GFCS ficou com a primeira colocação em quatro categorias e o vice-campeonato em outras quatro categorias – em duas categorias os minifoguetes se perderam e em outra o altímetro apresentou problemas.

Ao todo, participaram 17 equipes de 15 universidades brasileiras – ITA, PUCRS, Uema, Uerj, UFABC, UFMG, UFPR, UFRGS, UFSC, UnB, Unicamp, Unifei, UP, USP-SC e UTFPR – e um grupo independente (Centro Gaúcho de Pesquisas Aeroespaciais – Cegapa).

Para chegar a estes resultados, as duas equipes do GFCS montaram 66 minifoguetes. Destes, 48 foram testados antes do evento e 15 foram lançados durante o Festival. Os três minifoguetes que restaram devem ser lançados em breve.

O Festival de Minifoguetes de Curitiba é o primeiro e único evento brasileiro no qual equipes competem com seus projetos de minifoguetes. Neste ano, no Centro Politécnico da UFPR, ocorreram apresentações de projetos de minifoguetes, palestras, exposição de minifoguetes e minicurso, bem como lançamentos de seis categorias. Já na Fazenda Canguiri da UFPR, em Pinhais, foram realizados os lançamentos de outras sete categorias.

Com informações do Grupo de Foguetes Carl Sagan.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]