logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe multidisciplinar de bolsistas trabalha teoria e prática do Festival de Inverno UFPR

Cartaz Festival de Inverno 2015
Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 – Foto:Adhara Garcia

Em 2014, a Coordenadoria de Cultura abriu espaço para que alunos de diferentes cursos da UFPR pudessem atuar como bolsistas de extensão. Desde então, a PROEC começou a ocupar o papel de um laboratório de prática, onde os alunos vinculados ao Programa de Extensão Universitária Festival de Inverno da UFPR em Antonina podem aplicar diretamente o que aprendem em sala de aula, pensando e produzindo com autonomia dentro da Coordenadoria.

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 - Foto: Adhara Garcia
Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 – Foto: Adhara Garcia

O foco é envolver os estudantes, combinando teoria e prática, por isso os alunos organizam e participam das atividades envolvendo-se em todas as etapas do programa de extensão. Além de melhorar o desempenho do currículo estudantil, o espaço é também uma oportunidade de troca de conhecimento. Os alunos contemplados são de diversos departamentos da UFPR: ­comunicação, design, história, artes.

A experiência é coordenada pelo Prof. Dr. Ronaldo Corrêa, que através de um planejamento estratégico conduz as ações desenvolvidas pelos alunos nos projetos culturais, desde quando ainda estão no papel, até que se concretizem, respeitando a área de atuação de cada um.

Resultados

Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 - Divulgação
Cartaz do Festival de Inverno UFPR 2015 – Foto: Adhara Garcia

O cartaz de divulgação do 25o Festival de Inverno da UFPR em Antonina é resultado desta nova pareceria entre a Coordenadoria de Cultura e os estudantes da UFPR. Criado pela aluna de Design Gráfico e bolsista da PROEC, Adhara Garcia, o cartaz foi desenvolvido a partir de conceitos experimentais e processos feitos manualmente. As técnicas utilizadas e o contato com a produção permitiram para a estudante uma liberdade que não encontraria facilmente apenas seguindo o currículo básico do curso. Orientada por Corrêa, Adhara se inspirou no artesanato de Antonina e no ano comemorativo em que o Festival se encontra. As cores escolhidas, azul escuro e dourado, trazem a ideia de um convite: todos são bem vindos no evento, que acontecerá entre os dias 11 e 18 de julho de 2015.

A bolsa extensão tem vigência de um ano. Neste período, A PROEC contribui com a formação e amplia os horizontes de pesquisa, estudo e extensão, socializando o conhecimento acadêmico e promovendo a participação efetiva dos alunos nas rotinas da Universidade.

Por Anna Sens (orientação Rodrigo Choinski)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...