Papel e lápis na mão. Números na cabeça. Os participantes do Band Pé no Rio fazem cálculos e mais cálculos para saber quem ainda tem chances de chegar ao título de 2006. Para ajudar os estudantes neste trabalho complicado, a produção do programa pediu uma ajuda ao professor do curso de Estatítisca da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Paulo Afonso Bracarense.
O professor usou a pontuação das equipes nas oito etapas já disputadas para fazer o cálculo. A tarefa não foi fácil. Mas depois de algumas horas de trabalho: o resultado. A equipe que mais tem chances de vencer a competição é a Federal, com probabilidade de 81,4%. Atrás dos azuis está a UEPG com 8,1%, depois o Unicenp com 6,5% e a Tuiuti com 3,9%.
Perto da geladeira – Os cálculos do professor Bracarense trazem uma triste notícia para a PUC. A bicampeã não tem nenhuma chance de ser campeã. Por outro lado, tem 72% de probabilidade de rebaixamento. Parece que a geladeira está praticamente esperando pela equipe vermelha.
Mayra Laska afirma que os vermelhinhos torcem agora por um grandioso deslize dos outros para que a profecia dos números não seja confirmada. ‘A esperança da PUC é que a Tuiuti ou o Unicenp dêem uma deslizada bem boa e que a gente ganhe no blog’. A equipe que tiver o melhor diário virtual ganha um bônus de 90 pontos.
Alerta para Tuiuti – A Tuiuti não pode ficar aliviada. A equipe é a segunda mais cotada para acabar na geladeira, com 13,6% de probabilidade. Thiago Viensci resume a situação dos verdinhos: ‘se a Federal ganhar (na nona etapa) já não há chance de tirar o primeiro lugar. Mas estamos fazendo as contas para não sermos rebaixados no lugar da PUC’.
Longe da lanterna – Federal, UEPG e Unicenp estão bem distantes da lanterninha. Segundo as contas do professor Bracarense a equipe azul não tem nenhuma possibilidade de acabar rebaixada. A UEPG tem probabilidade de 6,2% e os amarelinhos de 8,2%.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Site Band Pé no Rio
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]