Uma equipe da UFPR participa, nesta segunda-feira (18), em Brasília, do processo seletivo final do “Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2013”. O objetivo da iniciativa é disseminar o conhecimento sobre o sistema como estratégia de consolidar uma cultura de Direitos Humanos no Brasil. As 32 equipes, cada uma composta por três integrantes que representam instituições de ensino superior de 18 estados brasileiros, participam de diversas atividades.
Entre elas, haverá uma simulação de defesa de Direitos Humanos com representantes de estado fictício ou supostas vítimas de violação de Direitos Humanos perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos. A UFPR está sendo representada pelas alunas Ananda Hadah Rodrigues Pucht, Alessandra Prezerpiorski Lemos e Bruna Nowak, do curso de Direito.
No programa, será realizada também a simulação de reuniões entre diferentes órgãos da sociedade civil e estatais debatendo temas importantes dos Direitos Humanos, além de palestras, debates e apresentações culturais. Estarão presentes a secretária executiva, Patrícia Barcelos da Secretaria de Direitos Humanos do Paraná; os ministros Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF); José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça; Luiz Alberto Figueiredo do Ministério das Relações Exteriores, entre outros participantes. O processo seletivo segue até sexta-feira (22).