logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR fica entre os vencedores de competição internacional em Turismo

Alunos do Programa de Mestrado de Turismo da UFPR ficaram com o terceiro lugar em uma atividade organizada pelo International Tourism Masters Network (ITMN). O Business Game International é uma espécie de jogo no qual equipes de diferentes universidades do mundo têm que administrar um resort fictício desde a sua “criação”. A atividade começou no dia 13 de fevereiro e foi até 20 de março.

Equipe era formada pelos alunos Angélica Paixão, Bruna Dorabiallo, Cecília Pavan, Guilherme Thomaz, Milene Castro, Raquel Pazini e Roberta Marques – FOTO: Acervo pessoal

A dinâmica do jogo era semanal, ou seja, a cada sexta-feira cada equipe deveria mandar as projeções para a próxima etapa, tendo como base as informações que eram passadas previamente pela organização. Assim, os mestrandos deveriam cuidar de aspectos administrativos, financeiros e comerciais do estabelecimento.

Para a aluna do mestrado e integrante da equipe que representou a UFPR, Roberta Marques, a experiência foi desafiadora. “Na primeira semana do game, ficamos um pouco assustados com a complexidade das decisões que precisávamos tomar. Tudo era muito novo e precisávamos de informações que desconhecíamos; por isso, tivemos que pesquisar muito para ter uma base real para nossas escolhas do resort fictício”, explica. Outra dificuldade apontada por Roberta foi a incompatibilidade de horários e até mesmo de reuniões presenciais, por alguns participantes estarem em outras cidades. “Fomos encontrando alternativas para que semanalmente as opiniões de todos os integrantes refletissem na decisão final do grupo”, relata Roberta.

A equipe da UFPR foi formada também pelos alunos Angélica Paixão, Bruna Dorabiallo, Cecília Pavan, Guilherme Thomaz, Milene Castro e Raquel Pazini.

Prática

A iniciativa faz parte de uma ação da ITMN, da qual o mestrado da UFPR também participa. O objetivo é que os estudantes tenham uma maior noção de gestão de negócios, desenvolvendo competências em diversos aspectos, além de manter contato com alunos de diferentes instituições de ensino. O jogo também é uma boa oportunidade de aplicar de maneira mais prática conhecimentos que vêm sendo estudados e produzidos.

Além da Universidade Federal do Paraná, participaram mais quatro equipes das instituições Université Savoie Mont Blanc (França), Università degli Studi di Milano-Bicocca (Itália), com dois times, e Universidad Rey Juan Carlos de Madrid (Espanha).

Texto: Kaleb Ferreira

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...