Participaram da visita o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra; Maria Tereza Carneiro Soares e Madlaine Célia Schreiber, da Coordenação de Políticas de Ensino de Graduação (COPEG); Júlio Gomes, da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (COPAP); e Helton José Alves, diretor de Apoio aos Campi Avançados.
Revisão dos projetos pedagógicos
Nos dias 13 e 14 de agosto, foi realizada no Campus Avançado de Jandaia do Sul a primeira reunião sobre a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Exatas. A data também foi escolhida para dar início às ações sob encargo PROGRAD dentro do plano de ações coordenado pela Diretoria de Apoio aos Campi Avançados em conjunto com as direções dos setores e campi envolvidos.
Barra esteve em Jandaia do Sul e participou, junto com os professores dos cursos de Ciências Exatas, do encontro. “No que diz respeito à procura nos processos seletivos e à permanência e diplomação dos nossos estudantes, a situação dos cursos de Ciências Exatas provoca grande preocupação em todos nós. Optamos, em conjunto com as coordenações e direções, pela revisão dos projetos pedagógicos, na expectativa de assim conseguirmos contornar esse grave problema”, explica Barra.
De acordo com o pró-reitor, o futuro da universidade pública brasileira está passando por momentos de incerteza e, por isso, a resposta institucional aos algozes da educação pública e de qualidade não pode ser retórica. “Ela precisa ser realizada na nossa prática responsável e comprometida; precisamos nos distinguir pelo uso racional e eficiente dos recursos públicos; pelo respeito e pleno atendimento às demandas sociais. Temos a fortuna de poder contar com um grupo de professores com excelente formação acadêmica e com elevado espírito público. Resta-nos, então, planejar e coordenar de modo responsável as nossas ações”.
As próximas reuniões sobre o tema estão agendadas para os dias 27 e 28 de agosto em Palotina e 10 de setembro em Pontal do Paraná e Matinhos. A reunião geral será realizada nos dias 4 e 5 de outubro, em Matinhos.
Instituto
O Instituto de Interação entre Universidade e Escola é uma proposta de criação de unidade intersetorial e interdepartamental com a missão de articular, coordenar e fomentar políticas, ações e unidades institucionais na sua área de atuação, no âmbito da graduação, pós-graduação, inovação, pesquisa e extensão.
Na discussão sobre o Instituto, estiveram presentes representantes do Núcleos Regionais de Ensino de Apucarana e Maringá, e da Secretaria Municipal de Educação de Jandaia do Sul, além de professores dos cursos de Licenciatura (Ciências Exatas e Computação).
Entre as propostas de competências e atribuições do Instituto estão: acolher e encaminhar demandas das comunidades escolares dirigidas à UFPR; elaborar e acompanhar a política de formação inicial e continuada de professores da UFPR, mediante demanda das pró-reitorias concernidas; contribuir para a participação da UFPR no acompanhamento e no cumprimento do Plano Nacional de Educação; contribuir para a melhoria e a qualificação dos estágios curriculares dos cursos de licenciatura; promover o diálogo e a cooperação com as secretarias municipais e estadual de educação; etc. A criação da unidade deve passar pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade.