logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki vai à Casa Civil para reabetura de negociação com docentes e técnicos.

O reitor Zaki Akel Sobrinho com a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann - Foto: Paulo H. Carvalho / Casa Civil PR
O reitor Zaki Akel Sobrinho com a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann - Foto: Paulo H. Carvalho / Casa Civil PR

O reitor Zaki Akel Sobrinho esteve em Brasília na quinta-feira (10) cumprindo agenda de encontros. O primeiro foi com a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann. Zaki solicitou ajuda para a reabertura de negociação entre o governo e servidores das instituições federais, docentes e técnicos.

Gleisi disse que o governo deve transformar o projeto de Lei 2203/11, que trata das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em Medida Provisória. O projeto é fruto do acordo firmado entre o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e o Ministério do Planejamento em agosto do ano passado. Até segunda-feira (14), a MP deverá ser publicada no Diário Oficial.

Sobre as reivindiações dos técnicos administrativos, a ministra disse que o secretário de relações do trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) Sérgio Mendonça, vai reabrir negociação com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). Em pauta, o reajuste da categoria para 2013 que deve estar comtemplado no orçamento do governo para o ano que vem.

RIDESA
Junto com o reitor da Universidade Federal de Goías, Edward Madureira Brasil, presidente da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), Zaki, vice-presidente da entidade, e a ministra Gleisi conversaram ainda sobre projetos voltados à cana de açucar e a RedeIfes, a rede de emissoras de TV e rádio das instituições federais.

O reitor Zaki Akel Sobrinho (ao centro) com a ministra Gleisi Hoffmann e o presidente da Ridesa Edward Madureira Brasil - Foto: Paulo H. Carvalho / Casa Civil PR
O reitor Zaki Akel Sobrinho (ao centro) com a ministra Gleisi Hoffmann e o presidente da Ridesa Edward Madureira Brasil - Foto: Paulo H. Carvalho / Casa Civil PR

 

Produtos da Reforma Agrária
Outro assunto tratado com a ministra foi o Programa de Aquisiação de Alimentos. A UFPR pretende comprar produtos de pequenos produtores da reforma agrária.

Foto: arquivo

A presidente Dilma Rousseff deve assinar nos próximos dias um decreto que estabelece o mesmo regime de compra da alimentação escolar para os pequenos agricultores. De acordo com a nova legislação, várias entidades do governo poderão adquirir os produtos da agricultura familiar, que no caso da UFPR serão destinados aos Restaurantes Universitários. A demanda chegou à universidade por meio do Setor de Educação.

MEC
No Ministério da Educação, Zaki Akel se reuniu com o secretário de Ensino Superior Amaro Lins e com a assessora Adriana Veska. Foram discutidos vários temas, entre eles a repactuação do Reuni, projeto de investimento de R$5 milhões na Fazenda Canguiri e sobre pessoal.

Pista de Atletismo
No Ministério do Esporte, o encontro foi com o ministro em exercício, o secretário-executivo Luis Manuel Rebelo Fernandes, e com o assessor especial Ricardo Gomyde. O reitor entregou o projeto de renovação e reestrutuação da pista de atletismo da universidade no valor de R$6,4 milhões. A UFPR pretende revitalizar a pista para os Jogos Olímpicos de 2016.

Pista de atletismo CED - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Pista de atletismo CED - Foto: Rodrigo Juste Duarte
en_USEnglish