logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa da Cúpula Global das Universidades dos BRICS

IMG-20151027-WA0001
(à esq.) pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, e reitor Zaki Akel Sobrinho

O reitor Zaki Akel Sobrinho e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, estão em Moscou representando a UFPR na Cúpula Global das Universidades dos BRICS (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Evento oficial da presidência da Rússia à frente do grupo, a iniciativa é organizada pelas Universidades MGIMO – Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, Estatal de Moscou Lomonosov, Amizade dos Povos e MISiS. Além de reitores das principais universidades do bloco (avaliadas pelo ranking universitário QS), conta ainda com participação de ministros da área de educação, representantes de organismos internacionais e dirigentes de centros de pesquisa.

Zaki Akel junto a reitores das universidades brasileiras participantes
Zaki Akel junto a reitores das universidades brasileiras participantes da Cúpula

A Cúpula teve início nesta segunda-feira (26) e segue até quarta-feira (28). Entre os principais assuntos das sessões, estão o desenvolvimento da Rede Universitária dos BRICS, a educação na área de gestão empresarial, cooperações internacionais, mobilidade acadêmica e a migração educacional.

Segundo a organização, evento registrou recorde de participação
Segundo a organização, evento registrou recorde de participação

A estimativa da organização é de que estejam presentes cerca de 400 integrantes de círculos acadêmicos e especialistas dos países pertencentes ao grupo. Segundo eles, é a primeira vez que um evento do BRICS na área do ensino atrai um número tão grande de instituições. São 18 universidades brasileiras, 17 indianas, 13 chinesas e oito da África do Sul. Como anfitriã, a Rússia apresenta a maior representatividade – 69 universidades.

Com informações da Agência Brasil

en_USEnglish