logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prograd publica edital da seleção para Segunda Licenciatura em Alemão; professores podem se inscrever até 9/2

Professores que atuam na rede pública de ensino podem se inscrever até 9 de fevereiro de 2018, gratuitamente, na seleção de alunos para o curso de Segunda Licenciatura em Alemão, uma graduação oferecida pela UFPR por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). São ofertadas 25 vagas. O edital foi lançado em 19 de dezembro pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UFPR.

O curso é presencial e tem duração de seis semestres, com aulas a partir de 10 de março de 2018. As aulas serão ministradas em Joinville (SC) e em Curitiba. Ao fim do curso, que é gratuito,o aluno formado receberá o diploma de licenciado em Letras-Alemão.

Além de atuar como docente na rede pública, o candidato precisa atender a outros critérios previstos no edital. São os seguintes: estar vinculado à rede e na ativa há pelo menos três anos; possuir diploma de nível superior em qualquer licenciatura de Letras; estar cadastrado na Plataforma Freire, da Capes; ter prestado o Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira (TOEFL) pelo menos uma vez desde 2016 e constar como docente no censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Inscrições

As inscrições devem ser feitas com o envio de uma série de documentos digitalizados (em um único documento, em formato pdf) para o e-mail parfor.2.licenciatura.alemao@gmail.com. Entre os documentos exigidos, estão a declaração de tempo de serviço expedida por setor de gestão de pessoas da secretaria de educação (estadual ou municipal) e fotocópia autenticada do diploma (ou mesmo histórico escolar ou certidão de colação de grau).

Estrangeiros e professores que concluíram a licenciatura no exterior também podem participar do processo.

Seleção

De acordo com o edital, a seleção será feita por meio da análise da documentação, que será fundamentada em uma lista de seis prioridades. A maior prioridade é para professores que comprovarem que lecionaram Alemão na rede pública de educação em 2017, mas não possuem licenciatura em Letras Alemão. Em seguida, vêm professores que lecionaram Inglês em 2017, de acordo com o resultado do TOEFL apresentado. Mas está também prevista pontuação para professores que lecionaram qualquer língua ou mesmo Português.

Em caso de empate, a preferência será para o candidato com mais tempo de serviço na rede pública de educação.

O resultado será publicado no site da Prograd a partir de 26 de fevereiro de 2018. Será possível recorrer desse resultado no prazo de até 48 horas após a divulgação.

en_USEnglish