logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Educação pela UFPR lança livro sobre “Criatividade na Escola”

"Criatividade na Escola"
"Criatividade na Escola"

Fernanda Hellen Ribeiro Piske, mestre em Educação pela UFPR, é uma das coordenadoras da obra “Criatividade na Escola”, que será lançado esta semana. O livro é resultado das pesquisas de Fernanda com a professora Tânia Stoltz do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Os estudos são referentes à área da Criatividade e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

No conteúdo do livro, estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, Portugal e Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD), a partir de um ensino criativo na escola. Contém ainda um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, universidades e outras instituições. A obra busca também  inspirar os leitores a usarem seu potencial criador para uma vida melhor, e repleta de inovações nas escolas a partir do desenvolvimento da criatividade. “É justamente a partir de um ensino fora do padrão, que possibilite a liberdade de expressão que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem”, considera Fernanda.

Criatividade ─  Segundo a professora, a melhor maneira de estimular a criatividade, no caso de alunos superdotados e com Altas Habilidades é contar com docentes preparados para atender esse público. Fazem parte deste processo, além dos profissionais de Educação, psicólogos especializados na área e familiares. “É necessário haver recursos materiais e pessoais para o atendimento desta demanda”, explicou Fernanda.

en_USEnglish