logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Matemático do Impa é agraciado com título de Doutor Honoris Causa da UFPR

 

Prof. Alexandre Luis Trovon de Carvalho - Vice-diretor Setor Ciências Exatas, César Leopoldo Camacho Manco, Matemático, ex-diretor do Impa, Zaki Akel Sobrinho - Reitor da UFPR
Prof. Alexandre Luis Trovon de Carvalho, Vice-diretor Setor Ciências Exatas, César Leopoldo Camacho Manco, Matemático e ex-diretor do Impa,  Zaki Akel Sobrinho – Reitor da UFPR

A Universidade Federal do Paraná, condecorou na última semana, com o título de Doutor Honoris Causa, o matemático César Camacho do Impa – Instituto Nacional de Matemática  Pura e Aplicada. Nascido no Peru, radicado no Brasil,Camacho está no Impa desde 1970,  fez doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1971, é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Contribuiu para o crescimento do Impa, foi diretor do Instituto de 2004 até 2015, e sempre trabalhou para o aprofundamentos dos estudos matemáticos no País.

A homenagem veio através do setor de ciências exatas, que desenvolveu vários projetos com o pesquisador.

Ele é o criador da famosa Olimpíada Brasileira de Matemática, cuja repercussão e o êxito dos objetivos têm sido extraordinários. Segundo Camacho, muitos dos alunos inscritos na Olimpíada ingressaram na universidade e obtiveram sucesso em suas especialidades. A proposta é melhorar o ensino da matemática nas escolas e apresentar à sociedade a importância fundamental deste saber em nosso cotidiano.

O matemático disse ainda que ser homenageado é algo muito significativo,”especialmente vindo de uma universidade com o prestígio da Universidade Federal do Paraná, onde temos matemáticos que muito se distingue”.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a trajetória acadêmica brilhante do matemático César Camacho, e também sua gestão à frente do Impa por mais de 13 anos, mostra que ele teve um reflexo importantíssimo no setor de matemática, e em todo o campo científico brasileiro.

 

Galeria de fotos https://www.flickr.com/photos/ufpr/albums/72157674991283816

 

en_USEnglish