logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes ganham nova quadra poliesportiva no Setor de Ciências Agrárias

Nova quadra do Setor de Ciências Agrárias (fotos Samira C. Neves)
Nova quadra do Setor de Ciências Agrárias (fotos Samira C. Neves)

Os estudantes, professores e técnicos administrativos do Setor de Ciências Agrárias da UFPR ganharam um espaço de convivência renovado. Na última sexta-feira (01/07), foi inaugurada a reforma da quadra de esportes do campus, localizado na rua dos Funcionários. Na verdade, tudo é novo na quadra poliesportiva, seguindo padrões técnicos e de segurança das federações de esportes para prática de futsal, vôlei e basquete. A inauguração contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, do diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, do vice-diretor do setor, Nivaldo Rizzi, do superintendente de Infraestrutura da UFPR, Álvaro Pereira de Souza, de professores e estudantes.

“Essa obra era urgente, pois a quadra anterior tinha 40 anos e colocava em risco os estudantes que a utilizavam”, diz o professor Nivaldo Rizzi, vice-diretor do setor e coordenador da obra de reforma. Foram investidos R$ 202 mil, incluindo iluminação de LED para uso noturno, alambrado de seis metros de altura em torno da quadra, pavimentação de acesso e manta asfáltica resistente a trincas. “Estamos entregando um espaço de alta qualidade”, garantiu Álvaro de Souza. Os recursos para a obra vieram de arrecadação própria do Setor de Ciências Agrárias.

Amadeu Bona Filho, Álvaro Pereira, Zaki Akel Sobrinho e Nivaldo Rizzi descerram a placa comemorativa
Amadeu Bona Filho, Álvaro Pereira, Zaki Akel Sobrinho e Nivaldo Rizzi descerram a placa comemorativa

A nova quadra será gerenciada pelos Centros Acadêmicos, para uso exclusivo da comunidade universitária. O presidente do centro acadêmico de Agronomia, Helder Bertholo, lembrou que além de aulas de qualidade e bons laboratórios, a universidade se faz também com o contato entre alunos, técnicos e professores. “Essas amizades são um legado que se leva do período na instituição”, observou. Os estudantes do setor realizam todo semestre um campeonato de futebol, o “Agrarião”, que agora será no novo espaço.

O diretor do setor, professor Amadeu Bona Filho, observou que o esporte coletivo contribui para a formação da cidadania, “por isso, valorizamos esses espaços de convivência”. O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que em um ano difícil, com cortes orçamentários, o apoio dos setores é fundamental para continuar avançando em obras para a comunidade.

Alnos do setor fizeram o primeiro jogo na nova quadra em seguida à inauguração
Alunos do setor fizeram o primeiro jogo na nova quadra em seguida à inauguração

A quadra poliesportiva integra um projeto maior, o de uma praça de convivência no coração do campus. Está prevista também a construção de uma nova cantina ao lado da quadra.

en_USEnglish