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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


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Docentes do Biológicas ministram curso sobre neurociências e educação a professores de Curitiba

Prof. Cláudia ministra palestra no Colégio Cláudio Morelli
Prof. Cláudia ministra palestra no Colégio Cláudio Morelli

A neurociência, área que investiga como o sistema nervoso recebe, processa e armazenas as informações provenientes do ambiente externo, é tema da formação ministrada por docentes do Setor de Ciências Biológicas a 50 professores da rede pública de ensino de Curitiba. A ideia deste curso de extensão, segundo a professora Claudia Maria Sallai Tanhoffer, “é levar conhecimentos acerca dos avanços na área e contribuir para que o profissional da educação otimize suas estratégias de ensino, considerando os aspectos biológicos envolvidos nos processos de aprendizagem”.

A lentidão na divulgação dos conhecimentos produzidos em laboratório, já que normalmente eles ficam restritos ao ambiente acadêmico e a demora para integrarem o conteúdo dos livros escolares, além da utilização de linguagem técnica, destaca a docente, fazem com que o público sem formação em Biologia ou áreas relacionadas não apliquem as informações científicas no processo de ensino aprendizagem.

Estas dificuldades, ressalta Claudia, em nada contribuem para o aprimoramento profissional dos educadores, pois além deles não aproveitarem de forma plena as informações disponíveis, também não utilizam os conhecimentos em sala de aula e nem aproxima os profissionais do método científico. A intenção do Projeto, explica ela, é justamente repassar, de forma simples, didática, como o sistema nervoso pode auxiliar na compreensão de fatos e comportamentos dos alunos, que são observados pelos educadores em seu cotidiano.

Virtual e Presencial

A docente Claudia Tanhoffer, que coordena este projeto de extensão denominado Neurociências e Educação – bases biológicas do aprendizado como ferramenta para os profissionais da Educação – explica que a grade do curso é composta por 178 horas, sendo parte ministrada de forma virtual (Moodle) e parte presencial. Os professores da rede pública de ensino de Curitiba, muitos deles formados há muitos anos, constata Cláudia, voltam a se aproximar da universidade, participam de semanas pedagógicas, assistem palestras e no final da formação, apresentarão um trabalho científico. Como incentivo, cada professor recebe uma bolsa auxílio no valor de 300 reais.

Durante a formação, que teve início em outubro do ano passado e será concluída agora em junho, os participantes do curso têm trabalhado tópicos como Introdução às neurociências nos processos educacionais; Filosofia das neurociências e da educação; Neuroanatomia básica; Neurofisiologia básica; Sistemas sensoriais; Percepção e ação; Desenvolvimento neural básico; Memória e aprendizagem; O fenômeno da atenção e seus mecanismos neurais; Integrando a atenção e memória; Distúrbios atencionais e de aprendizagem; Neurobiologia da Linguagem; Neurobiologia da emoção; Neurobiologia da tomada de decisão; Cronobiologia básica; e Criatividade. Na sequência, os participantes passarão por uma avaliação presencial, serão supervisionados na pesquisa e análise dos dados e no artigo científico que produzirão para concluir o curso.

Atividades de Extensão

Outras atividades também integram este projeto de extensão do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, iniciado em 2012. A docente do Departamento de Fisiologia, que está na Instituição desde 1994 destaca que no ano passado foi realizada a Semana do Cérebro, evento este que reuniu grande número de professores e alunos interessados em conhecer o funcionamento desta área do corpo humano e suas conexões. O grupo de docentes também ministras palestras em escolas da rede municipal e estadual.

Além da docente, participam do Projeto os professores Edson Antonio Tanhoffer (Departamento de Anatomia/UFPR), Diego de Carvalho, Juçara Feitosa, Jefferson Farias de Cristo, Livia Blanche Mathieu Graf, Ana Paula Cochinski e o doutorando Leopoldo Francisco Barletta.

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