logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Administração ganha Centro de Carreira

Ansiedade, nervosismo e a falta de intimidade com os processos seletivos estão entre as barreiras enfrentadas pelos estudantes que buscam estágio. Pensando nisso, o curso de Administração da UFPR criou o  Centro de Carreiras, que oferece aos estudantes palestras, minicursos, orientações individualizadas e interação com profissionais que já estão no mercado.

O projeto é fruto da iniciativa dos professores Germano Glufke Reis, Jane Mendes, Samantha Boehs e Simone Cristina Ramos, e foi pensado para atender uma demanda antiga do curso: dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho.

Depois de escolher um curso de graduação, o estudante precisa começar a pensar nos direcionamentos que dará à sua carreira. A professora Samantha Boehs explica que o campo de atuação de um administrador é vasto, por isso, muitas dúvidas surgem nesse percurso.

A coordenadora do curso de Administração, professora Natália Rese,  conta que o Centro de Carreiras era um sonho e demanda antiga no curso. “Além da escolha por áreas de trabalho, ainda há uma preocupação e ansiedade constantes dos estudantes de Administração sobre como se preparar para entrar no mercado, que expectativas os empregadores têm sobre o profissional, que tipo de habilidades eles precisam desenvolver, como trilhar caminhos para chegar onde almejam e muitas vezes até por onde começar”.

A proposta do Centro de Carreira, segundo a professora Samantha, é dar suporte aos estudantes de Administração, apresentando-lhes os processos seletivos, orientando-os a respeito das dinâmicas de grupo e entrevistas, de forma a gerar maior intimidade com o tema e dar segurança aos alunos.

Orientação

“Nós queremos criar um espaço para estudantes e egressos do curso e trazer aspectos da carreira e do mercado de trabalho, abordar temas como o autoconhecimento, valores e tipos de emprego. Isso ajuda o aluno a decidir, também, se está no curso certo”, conta Boehs.

Marcella Sobieray, estudante do 3º período do curso de Administração, participou de algumas atividades promovidas pelo Centro e gostou da proposta: “É muito interessante essa abertura dos professores em para auxiliar os estudantes. Acho extremamente produtivo a faculdade proporcionar não só o conhecimento teórico, mas também de pessoas de fora que já chegaram onde nós queremos chegar”, explica.

Marcella conta que antes de uma entrevista de estágio conversou com a professora Simone Ramos, que lhe orientou. “Decidi conversar com ela para diminuir o meu nervosismo, porque muitas vezes é a falta de experiência em saber o que se deve ou não falar que nos atrapalha. Com certeza isso ajudou muito na entrevista”. Marcella hoje comemora a conquista da vaga e agradece às orientações do Centro de Carreira.

“O Centro de Carreiras é o reconhecimento institucional da importância que as demandas dos estudantes, em relação ao desenvolvimento da sua carreira, têm na sua formação acadêmica e profissional. Entendemos que essa iniciativa irá fortalecer ainda mais a sólida formação que procuramos construir junto com nossos alunos”, afirma a professora Rese.

No início do mês de maio o Centro promoveu uma conferência com um recrutador da Google e com a Agência Vale do Pinhão. Algumas turmas do curso ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com a equipe responsável pela área de remuneração do Grupo GRPCOM.

Como participar?

Os estudantes de graduação que têm interesse em participar do projeto devem estar atentos aos informativos dos professores responsáveis pelo grupo.

Por Dafne Salvador

 

 

 

 

en_USEnglish