logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Emerson Persona expõe no Museu de Arte da UFPR

Emerson Persona no Musa
Emerson Persona no Musa

No dia 22 de outubro próximo, às 10 horas, o Museu de Arte da UFPR (Musa) abre a exposição “O poder de dar nome às coisas” do artista visual Emerson Persona. Composta por pinturas em grandes formatos e desenhos, a mostra apresenta trabalhos que retratam a representação do corpo e suas relações com o mundo.

A partir de experiências com seu próprio entorno, relacionando a realidade e a imaginação, o artista construiu imagens de corpos fragmentados, animais, seres híbridos e plantas. Fazendo uso do desenho e da pintura, também busca formas e contextos a partir de tramas de camadas que se sobrepõem, formando um espaço de imersão que interfere nas relações entre figura e fundo.

Ideias – “Tenho interesse na representação do corpo na pintura e no desenho e, além disso, faço uso de figuras de animais e plantas, buscando um espaço híbrido. Lá, as ideias se misturam e se sobrepõem a partir do processo de desenvolvimento de um trabalho. Nesta exposição, proponho um jogo simbólico ao observador”, explicou o artista.

Relações – Já nos desenhos, as relações se estabelecem entre o claro e o escuro, em figuras com corpos moles e fragmentados, com imagens de animais e rostos construídos com o preto acentuando a gestualidade do traço. Nas pinturas em grandes formatos, as cores são saturadas com relações vibrantes, que modelam e sobrepõem corpos, criando jogos entre fundos, luzes e sombras coloridas. Assim, apresentam elementos que estabelecem uma teia de associações ao longo do trabalho.

Olhares – Na obra de Emerson Persona é possível ainda perceber narrativas ocultas que não se revelam inteiramente, mas que ganham força a partir da experiência de vida de cada espectador. A exposição estará aberta no Musa até o dia 23 de dezembro.

O artista – Persona é formado no Curso Superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), pós-graduado em História da Arte Moderna e Contemporânea. Atualmente, é professor colaborador da Embap e mestrando na  UTFPR. Participou de várias exposições como “Under Construction”, na Casa Andrade Muricy (2013); “Então…” no Paço da Liberdade (2013); “Under Construction”, no Museu Alfredo Andersen (2012); “1º Salão de Arte Contemporânea SESI Cultural” (2011); “Divíduo”, no Espaço Cultural BRDE (2010), entre outras.

Serviço:

“O poder de dar nomes às coisas” – Emerson Persona
Exposição: 22 de outubro a  23 de dezembro de 2016

Local: Museu de Arte da UFPR (Musa) – XV de novembro, 695, 1º andar – Centro

Horários: segunda a sexta – feira –  9 às 18 horas
Sábado: 9 às 13 horas

Entrada gratuita

Informações:  musa@ufpr.br

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...