logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Embaixador da Ucrânia no Brasil visita a Universidade Federal do Paraná

Embaixador da Ucrânia no Brasil visita a UFPR
Embaixador da Ucrânia no Brasil visita a UFPR - Foto: Leonardo Bettinelli

O Vice-Reitor Rogério Andrade Mulinari recebeu ontem (15/07) a visita de cortesia do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e da embaxatriz, Fabiana Tronenko. O encontro tratou de temas como possíveis parcerias entre a UFPR e universidades daquele país e do momento delicado que vive a Ucrânia, além de assuntos relacionados à comunidade de descentes ucranianos do Paraná.

O encontro faz parte da visita oficial da equipe diplomática ucraniana ao Paraná. Nos últimos dias o embaixador também foi recebido pela Câmara Municipal de Curitiba, pelo Governo do Estado e pelo Governo do Paraguai, em passagem por Foz do Iguaçu. Além de participar de ações de cidadania, como doações aos afetados pela enchente em União da Vitória, e estabelecer parcerias como com o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava.

Tronenko destacou a importância do Paraná por concentrar a maior comunidade de descendentes de ucranianos no Brasil, cerca de 400 mil. Os imigrantes começaram a chegar no estado a mais de um século. “É interessante conhecer um outro desenvolvimento da cultura ucraniana de pessoas que se deslocaram para cá a tanto tempo, e ainda a preservam” afirmou o embaixador.

Durante a conversa ressaltou-se a importância de parcerias no ensino de línguas, em especial para a economia, segundo Tronenko “parcerias como a firmada com a Unicentro (Universidade do Centro-Oeste) mostraram a importância do ensino de uma segunda língua, todos os técnicos que aprenderam português ou ucraniano estão exercendo um papel importante em empresas na Ucrânia ou no Brasil”. Akel falou sobre o Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin) que oferece cursos de uma boa diversidade de línguas, inclusive o ucraniano, e indicou a abertura da universidade em estabelecer parcerias com a embaixada neste campo.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...