logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em Toledo, reitor reúne-se com a comunidade acadêmica e visita obras do novo campus

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca reuniu-se com a comunidade acadêmica do Campus da UFPR de Toledo. Imagem: Campus Toledo.
O reitor Ricardo Marcelo e os professores Cristina e Helton foram recebidos pelo prefeito de Toledo, Lucio de Marchi (à esquerda). Imagem: Campus Toledo.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca visitou nesta sexta-feira (7) o campus Toledo da UFPR, onde a universidade mantém desde 2016 o curso de Medicina, com 90 alunos, divididos em três turmas. Acompanhado do diretor de Apoio aos Campi Avançados, Helton José Alves, e da diretora do campus, Cristina de Oliveira Rodrigues, o reitor reuniu-se com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, e reafirmou o compromisso da Reitoria de trabalhar pelo fortalecimento do curso.

Aberto no início de 2016, o curso de Medicina de Toledo conta atualmente com 20 professores. “Estamos fazendo esforços em Brasília para obter do Ministério da Educação a liberação de mais vagas, que estão previstas no enxoval inicial prometido pelo governo federal para o curso”, disse o reitor  Ricardo Marcelo.

Após as reuniões com a comunidade acadêmica, o reitor visitou o local onde está sendo construída a nova sede da Faculdade de Medicina de Toledo. A construção, de 9 mil  metros quadrados, será doada à UFPR por Luiz Donaduzzi, que acompanhou o reitor durante a visita, e sua esposa, Carmen. A sede da faculdade é o  primeiro empreendimento do  Biopark, um parque tecnológico de biociências, também idealizado pelo casal Donaduzzi, fundador da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi. De acordo com Donaduzzi, a previsão é que a obra seja entregue no fim de janeiro de 2018.

“Com a nova sede, o espaço disponível para a Faculdade de Medicina vai mais que triplicar em relação ao atual. É  uma parceria importantíssima para a UFPR e para a comunidade da região”, disse o reitor Ricardo Marcelo. De acordo com a professora Cristina Rodrigues, a nova sede terá, além das salas de aula, áreas para pesquisa, laboratório de simulação, área administrativa e um centro de eventos.

O reitor esteve também na Prefeitura de Toledo, para uma reunião com o prefeito Lucio de Marchi. “Queremos estreitar a parceria entre a universidade e o Município, que é fundamental para o bom funcionamento do curso”, disse o reitor. O campus Toledo da UFPR utiliza atualmente uma área cedida pela Prefeitura. Além disso, os alunos de Medicina fazem aulas de campos em unidades de saúde do município, que em contrapartida ganhou, com a chegada da UFPR, uma unidade de ensino e pesquisa importante para o desenvolvimento da região.

A agenda do reitor em Toledo foi acompanhada também pelas professoras do curso de Medicina Maura Tonin Angonese e Ana Paula Brandalise.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...