logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em parceria com Universidade de Oxford, professor da UFPR lança curso inédito para ministrar aulas em inglês

Aulas totalmente em inglês já são realidade em cursos universitários como Física, Engenharia Mecânica e Agronomia. A opção feita por muitos professores universitários se deve ao inglês ser a língua predominante na área da ciência. Segundo o professor doutor Ron Martinez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) da Universidade Federal do Paraná, até pouco tempo atrás esta prática era comum apenas nos cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado, mas agora essas aulas já chegam aos cursos de graduação nas universidades brasileiras.

Entretanto, apesar de muitos professores terem o pleno domínio da língua inglesa, alguns ainda não se sentem seguros em lecionar o conteúdo neste idioma. Pensando nestes profissionais, a Universidade de Oxford oferece um curso intensivo com duração de cinco dias no mês de julho. O curso será ministrado por dois docentes da instituição britânica e pelo professor Martinez. Os participantes recebem a certificação de EMI Lecturers (Professores de inglês como meio de instrução, do inglês English as Medium of Instruction Lecturers), emitido pelo Departamento de Educação da Universidade de Oxford.

Esta é a primeira vez que a Universidade de Oxford vai oferecer treinamento fora da Inglaterra e a UFPR foi escolhida por ser uma referência nessa área no Brasil. “É uma grande oportunidade que os professores brasileiros têm para se aprimorar em lecionar em inglês”, destaca Martinez. Segundo o professor, os centros de pesquisa sobre inglês como meio de instrução de Oxford e da UFPR vem estreitando os interesses e realizando colaborações nos últimos anos – o curso é fruto desta parceria.

Sala de aula

De acordo com Martinez, que lidera um projeto de pesquisa dedicado ao Inglês como Meio de Instrução no ensino superior, muitos professores sofrem pressão nesta área. “Por exemplo, o Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR tem um acordo bilateral com a Universidade de Ingolstadt, na Alemanha, para um mestrado ministrado em língua inglesa. Este convênio permite que alunos de lá venham estudar aqui na UFPR, mas, segundo esse acordo, as aulas têm que ser em inglês, como acontecem na Alemanha. No segundo semestre de 2016, estarão chegando alunos da Alemanha, mas os professores ainda não se sentem preparados para lecionar suas disciplinas apenas em inglês”.

“O professor sai do curso sentindo-se muito mais confiante para planejar e ministrar suas disciplinas em inglês”, ressalta Martinez. O professor salienta que esta é uma oportunidade única para os professores brasileiros, já que normalmente o professor precisa viajar até a Inglaterra para participar deste curso.

Serviço:
Oxford University EMI Training in Brazil
Data: 18 a 22 de julho
Local: 10º andar do Ed. Dom Pedro I, campus Reitoria (R. Gal. Carneiro, 460 – Curitiba)
Horário: das 9h às 17h (intervalo de 1h)
Inscrições: www.EMIOxfordBrazil.com até dia 18 de junho de 2016
Informações: emi@ufpr.br
Pré-requisitos: conhecimento intermediário em inglês para melhor aproveitamento do curso

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...