logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em Dublim, UFPR participa da 1ª Semana da Ciência Brasil-Irlanda

 

O encontro aconteceu na capital irlandesa. Imagem:
O encontro aconteceu na capital irlandesa. Imagem: Creative Commons

A UFPR marcou presença na 1ª Semana da Ciência Brasil-Irlanda, realizada em Dublim, entre 23 e 26 de fevereiro. Com o objetivo de fortalecer os laços e aproximar pesquisadores dos dois países, o evento contou com a participação de diversas autoridades brasileiras e irlandesas, incluindo Sergio Gargioni, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio à Pesquisa (Confap). A professora Michele Nogueira, representante setorial da Assessoria de Relações Internacionais e docente do Departamento de Informática da UFPR, esteve presente em nome da Universidade.

“As discussões foram enriquecedoras e giraram em torno de aspectos administrativos, possibilidades futuras de apoio financeiro para continuar as parcerias”, relata a professora. Também aconteceram apresentações técnicas e mesas de discussão sobre aspectos legais e financeiros relativos à parceria científica.

Michele explica, ainda, que o evento é resultado de uma iniciativa realizada em 2013, partindo da visita de uma delegação irlandesa a São Paulo, quando foi dado início ao programa Research Brazil-Ireland (RBI). Ele reúne instituições de ensino superior e centros de pesquisa em um consórcio que busca fortalecer a imagem científica e tecnológica da Irlanda no Brasil. “O programa desenvolve pesquisas e ligações educacionais entre os dois países em cinco áreas temáticas: Tecnologias de Informação e Comunicação; Ciências e Tecnologias do Ambiente; Materiais Avançados e Nanotecnologia; Biofarmacêutica, Biotecnologia e Saúde; e Energia Sustentável e Agroprodução. Esta cooperação estratégica foi financiada pela agência Science Foundation Ireland (SFI), que designou o Brasil como um país prioritário para as parcerias de pesquisa e educação”, conta.

De acordo com a docente, nos últimos anos, a UFPR, colaborou nos últimos anos com a Trinity College Dublin e o Waterford Institute of Technology, resultando em trabalhos científicos publicados, visitas técnicas, acolhimento de um pós-doutorando irlandês e aumento da visibilidade dos trabalhos desenvolvidos na Instituição. “A ARI tem apoiado fortemente a cooperação entre os dois países”, diz, acrescentando que tanto a Irlanda quanto o Brasil estão discutindo possibilidades para dar continuidade financeira a estas ações.

Além da UFPR, participaram instituições como Unicamp, USP, UFSCar, University College Dublin, Royal College of Surgeons Ireland e National University of Ireland, Galway, além de fundações de apoio à pesquisa, agências de fomento e institutos nacionais.

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...