logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Educador José Pacheco abre a II Conane Caiçara, na UFPR Litoral

 

Uma palestra do educador português José Pacheco, conhecido por ser co-criador da Escola da Ponte, na cidade do Porto, abriu nesta quinta-feira (1)

A  II Conferência de Alternativas para uma Nova Educação (Conane) Caiçara, na UFPR Litoral. Mais de 400 pessoas lotaram o auditório para ouvir Pacheco, que desafiou os educadores a sair do modelo tradicional de ensino e construir um modelo de aprendizado colaborativo, no qual as pessoas aprendam juntas, construindo projetos comuns.

Divulgação Litoral UFPR.

Para Pacheco, que foi diretor da Escola da Ponte por mais de 30 anos, os educadores que buscam novos modelos, mesmo sendo minoria em suas escolas, devem se unir em núcleos de projetos e conquistar o apoio de pais que almejem o mesmo caminho. “Nós podemos ajudar a mudar, mas leva uns dois a três anos para começar um processo”, alertou o educador.

Segundo ele, os pais devem buscar conhecer os projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas de seus filhos e dar apoio àqueles educadores que querem o colocar em prática. “Os PPP costumam ser ótimos, mas não são seguidos”, afirmou.

Pacheco é mestre em Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do Educação para Todos, colaborador em projetos para uma nova educação no Brasil, como o Projeto Âncora e o Ecohabitare.

A II Conane termina no sábado, dia 3 de junho. Mais informações: http://www.litoral.ufpr.br/portal/blog/noticia/ii-conane-caicara/

 

 

pt_BRPortuguese