logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Educação Aberta no Paraná forma um Comitê Gestor com instituições parceiras

REA

Durante a “III Semana de Educação Aberta – Adesão de instituições do Paraná ao Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA)”, foi instituído um Comitê Gestor para implementar os objetivos do Programa REA Paraná. O grupo deverá articular diretrizes institucionais para criação, reuso, revisão, remixagem e redistribuição dos materiais REA e das Práticas Educacionais Abertas (PEA); definir e implantar políticas relativas aos programas REA e PEA no Paraná; deliberar sobre as solicitações de adesão ao programa; avaliar e acompanhar a implantação do programa REA, além de estimular pesquisas e publicações sobre as práticas e recursos educacionais abertos.

Participam do Comitê Gestor e desse movimento as universidades estaduais de Maringá; Londrina; Ponta Grossa; a Secretaria para Assuntos Estratégicos  (SEAE-PR); o Instituto Federal do Paraná (IFPR); a Escola de Administração Fazendária (ESAF); a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Um dos incentivos para os resultados e que enalteceu as iniciativas do Programa na “III Semana de Educação Aberta”, ocorrida no início de junho, foi a participação da professora Carina Bossu, da Universidade da Tasmânia (Austrália), pesquisadora sobre o tema Recursos Educacionais Abertos (REA) e as Práticas Educacionais Abertas (PEA) no Ensino Superior.

As ações da UFPR estão catalogadas como uma iniciativa de REA no projeto “eMundus”, iniciativa apoiada pela Comissão Europeia com a intenção de explorar o potencial da Educação Aberta em alguns países do mundo. Foram destacados o Repositório Institucional de REA e PEA, e as políticas institucionais de incentivo ao Programa. A Resolução CEPE 10/14, que estabelece critérios de avaliação para a promoção e progressão no Ensino Superior (carreira do Magistério Superior) prevê que as atividades REA publicadas no Repositório Institucional da Universidade, recebam a adição de 25% na sua pontuação.

O evento foi promovido pela Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

Saiba mais em: reaparana.com.br e facebook.com/reaparana 

Informações da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD)

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...