ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR lança duas obras nesta quinta-feira (06)

A Editora UFPR fará um lançamento duplo nesta quinta-feira (06), dos livros “Marxismo como ciência social”, de Adriano Codato e Renato Perissinotto, e “David Émile Durkheim ─ a atualidade de um clássico”, organizado por Márcio de Oliveira e Raquel Weiss, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, às 19 horas. Os autores participarão de uma mesa de debate referente às obras por aproximadamente 20 minutos, e em seguida abrirão a sessão de autógrafos e fotos.

Os autores de “Marxismo como Ciência Social” Adriano Codato e Renato Perissinotto são professores do Departamento de Ciências Sociais da UFPR. No livro, os autores deixam de lado a política revolucionária e os pouquíssimos escritos que se incumbiram de falar do mundo pós-capitalista e da estratégia dessa reengenharia Social. Os ensaios reunidos na obra pretendem tomar o pensamento de Marx como uma Ciência Social normal. Tal postura implica numa compreensão diferente dos textos canônicos, mais interessada nas operações analíticas do que na parafernália teórica sobre a qual se apoiam. Além disso, assume que os postulados do Marxismo devem ser entendidos como hipóteses, não como princípios. Só assim os estudos marxistas conseguirão deixar de ser o que frequentemente têm sido: ilustração de teoria.

No livro organizado por Márcio de Oliveira e Raquel Weiss, o ponto de partida é Durkheim, filósofo, sociólogo, cientista político em relação à questão da moral. As análises reunidas podem ser consideradas uma amostra significativa dos temas que atualmente atraem a atenção dos pesquisadores. Fundamentalmente, querem romper com as visões unilaterais e simplificadoras que insistem em classificar Durkheim em termos de uma ou outra corrente de pensamento e superar a imagem de “conservador” que ainda o envolve. Além disso, têm o propósito de compreender o autor a partir de um olhar atual, pautado por questões teóricas ou práticas que já não são as mesmas de duas ou três década atrás.

Por Flaécia Gomes, com orientação de Lais Murakami.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...