Edital de Iniciação Científica seleciona projetos de pesquisa para 2018

23 fevereiro, 2018
02:33
Por
0
Ciência e Tecnologia

Professores da UFPR têm até o dia 9 de março para inscrever seus projetos de pesquisa em Iniciação Científica. O edital com as normas pode ser acessado na página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).

Para se inscrever o professor deve preencher o formulário de inscrição online. Mas é preciso estar atento, pois antes da inscrição o projeto deve ser cadastrado no sistema Banpesq Thales, que faz a integração dos sistemas da UFPR com a Plataforma Lattes do CNPq.

O edital regula as modalidades do Programa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, sendo eles o PIBIC voltado à pesquisa científica em geral, o PIBIC – AF, voltado para ingressantes por meio de cotas sociais ou raciais, o PIBIT, que trabalha com projetos de desenvolvimento tecnológico e o PIBIC – EM, contemplando estudantes de ensino médio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) que coordena os cursos técnicos da UFPR.

foto: acervo UFPR.

Segundo a professora Larissa Liz Odreski Ramina, Coordenadora de Iniciação Científica, é por meio destes programas que os estudantes terão o primeiro contato com a pesquisa científica. A professora falou ainda da importância dos docentes apresentarem projetos de pesquisas para que os estudantes de todas as áreas sejam contemplados. “Nas áreas de tecnologia o programa está consolidado, mas em outros setores, especialmente nos cursos de humanidades, nós gostaríamos de ver mais projetos de pesquisa ativos” explica a pesquisadora que coordena um projeto de IC na área do direito.

Como o estudante participa?

O melhor caminho para quem quer participar das pesquisas de IC é entrar em contato com os departamentos dos cursos para saber quais os projetos que estão ativos e quem são os responsáveis, depois disso é preciso contatar o professor que coordena o trabalho e se informar sobre o processo de seleção.

Os projetos depois de aprovados têm a validade de um ano, cada professor tem a autonomia para estabelecer o processo de seleção de estudantes que serão orientados. Pode-se selecionar até 10 orientandos e, no geral, cada projeto conta com uma vaga para aluno bolsista, as outras são para a modalidade de voluntário. Não há um prazo específico estabelecido para a entrada de um novo estudante, podendo haver vagas abertas mesmo depois de uma pesquisa já iniciada.

Todos os estudantes de graduação, a partir do segundo período do curso podem participar dos projetos. Uma das novidades é que devido a integração dos sistemas de informática da UFPR, estudantes do último período também estão aptos a disputar uma vaga.

Diferencial

Para os estudantes que pensam em seguir a carreira acadêmica, a Iniciação Científica se mostra como uma das portas de entrada. Ramina explica que participar destes projetos ajuda o estudante a ter uma melhor desenvoltura na pós-graduação, além de facilitar quando participarem dos processos seletivos para entrada nos cursos de mestrado e doutorado. Além disso, a professora afirma que ter participado de projetos de IC acaba sendo um diferencial também para os que seguem a carreira profissional em suas áreas.

Serviço

Link para baixar o edital

Link para inscrição

Link para o sistema Banpesq Thales,

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]