ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutorandos em Administração conquistam prata em prêmio nacional de Recursos Humanos

Com um trabalho que teve como foco os critérios que embasam demissões, dois alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR conquistaram a prata na categoria acadêmica do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia (PSH). A premiação ocorreu no último dia 15 de agosto, durante o 43º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conar 2017), na cidade de São Paulo. O prêmio é concedido desde 1993 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) a inciativas que se destacam na área de gestão de pessoas.

Eduardo Guedes Villar e Fabrício Stocker apresentaram um trabalho desenvolvido no grupo de pesquisa Estratégia e Decisão, com o título “Critérios de Demissão: A Hierarquia no Processo Decisório de Demissão na Perspectiva dos Gestores”.

Por meio da análise de 385 questionários respondidos por profissionais de recursos humanos de diversas empresas nacionais, Villar e Stocker reuniram resultados que indicam que comprometimento, histórico de desempenho e confiança são os fatores que mais pesam na escolha por demitir um funcionário.

Já critérios como relacionamento interpessoal, potencial de crescimento e experiência profissional ficam em segundo plano nesse processo.

Prática

Villar avalia que o prêmio é um reconhecimento pelos “trabalhos científicos de ponta” realizados pela UFPR, além de demonstrar como a academia pode se aproximar do mercado.

O doutorando adianta que os estudos relacionados ao processo demissional que foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa foram compilados em um livro intitulado “Preciso Demitir: E Agora?”, que deve ser lançado em breve.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...