Com um trabalho que teve como foco os critérios que embasam demissões, dois alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR conquistaram a prata na categoria acadêmica do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia (PSH). A premiação ocorreu no último dia 15 de agosto, durante o 43º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conar 2017), na cidade de São Paulo. O prêmio é concedido desde 1993 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) a inciativas que se destacam na área de gestão de pessoas.
Eduardo Guedes Villar e Fabrício Stocker apresentaram um trabalho desenvolvido no grupo de pesquisa Estratégia e Decisão, com o título “Critérios de Demissão: A Hierarquia no Processo Decisório de Demissão na Perspectiva dos Gestores”.
Por meio da análise de 385 questionários respondidos por profissionais de recursos humanos de diversas empresas nacionais, Villar e Stocker reuniram resultados que indicam que comprometimento, histórico de desempenho e confiança são os fatores que mais pesam na escolha por demitir um funcionário.
Já critérios como relacionamento interpessoal, potencial de crescimento e experiência profissional ficam em segundo plano nesse processo.
Prática
Villar avalia que o prêmio é um reconhecimento pelos “trabalhos científicos de ponta” realizados pela UFPR, além de demonstrar como a academia pode se aproximar do mercado.
O doutorando adianta que os estudos relacionados ao processo demissional que foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa foram compilados em um livro intitulado “Preciso Demitir: E Agora?”, que deve ser lançado em breve.