logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR recebe prêmio internacional

Thiciane Pieczarka, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR, foi uma das duas estudantes a receber o prêmio Pete Pufall para Acadêmicos Emergentes da Jean Piaget Society. A premiação inclui a participação e parte do custeio de transporte e hospedagem para a participação no congresso anual da instituição, realizado entre 4 e 6 de junho em Toronto, no Cadaná.

O artigo inscrito pela pesquisadora é fruto da sua dissertação de mestrado, defendida também pelo PPGE/UFPR, e tem ênfase na compreensão da desigualdade social em adolescentes de escolas públicas brasileiras. “Foi uma surpresa receber a premiação, mas ela representa a alegria de ter realizado um bom trabalho”, conta a estudante, destacando a importância da assistência prestada por sua orientadora, a professora Tania Stoltz, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR. “Além disso, dá muita visibilidade internacional às pesquisas brasileiras”.

Jean Piaget Society foi fundada em 1970, como uma sociedade internacional de estudantes, professores e pesquisadores de várias áreas interessados em explorar a natureza do desenvolvimento humano e a construção do conhecimento. O nome é em homenagem ao suíço Jean Piaget, que contribuiu teoricamente e empiricamente na compreensão da origem e da evolução do conhecimento. A sociedade visa promover fórum abertos através de simpósios, livros e da revista científica “Cognitive Development” para apresentação e discussão dos trabalhos relacionados ao conhecimento humano e seu desenvolvimento. A sociedade também encoraja o uso destes conhecimentos na educação e outras áreas.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...