logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutora da UFPR participa de conferência internacional sobre literatura na Grécia

Pesquisadores do Brasil, Irã, Polônia, Inglaterra, Líbano e Estados Unidos. Imagem: Arquivo pessoal
Pesquisadores do Brasil, Irã, Polônia, Inglaterra, Líbano e Estados Unidos. Imagem: Arquivo pessoal

Entre os dias 8 e 11 de junho, a recém-doutora em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná Greicy Pinto Bellin, participou da 8ª Conferência Internacional sobre Literatura em Atenas, na Grécia. Promovido pelo Instituto de Educação e Pesquisa de Atenas (Atiner, do inglês Athens Institute of Education and Research), o evento foi organizado pelo professor grego Stamos Medzidakis, especialista em literatura comparada pela Universidade de St. Louis, em Washington DC, nos Estados Unidos, e reuniu pesquisadores de todo o mundo.

Na ocasião, Greicy apresentou um trabalho sobre as relações de confluência entre Edgar Alan Poe, Charles Baudelaire e Machado de Assis, mais especificamente sobre as representações da experiência moderna nas obras dos três escritores. O assunto foi abordado em sua tese de doutorado, defendida no último dia 19 de maio.

“Pude perceber que os pesquisadores presentes não leem muita literatura brasileira, mas ainda assim se interessaram pela obra do Machado, que sofre com a falta de traduções e divulgações em outros países que não o Brasil”, contou. “Pesquisadores da Inglaterra, Estados Unidos, Turquia, Líbano, Irã e Polônia se interessaram pelo autor que estudo, e agora minha intenção é formar uma rede internacional que permita uma divulgação mais ampla da obra machadiana, bem como um projeto de tradução de contos para o inglês, a fim de viabilizar um contato mais sólido e efetivo com esta mesma obra”.

Para ela, o ambiente da conferência era extremamente propício a debater ideias e pensamentos inovadores. Ainda que o instituto grego não seja muito conhecido por aqui, outras três pesquisadoras brasileiras apresentaram seus trabalhos.

A Atiner é associação de incentivo à pesquisa especializada na organização de eventos em todas as áreas do conhecimento, a fim de congregar pesquisadores do mundo inteiro para o fomento à pesquisa e a discussão de novas ideias.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...