logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Documentos de servidores da UFPR serão digitalizados

arquivos da Progepe no Centro Politécnico. Foto: Marcos Solivan

Perto de nove mil pastas com informações sobre a vida funcional de professores e servidores da UFPR, inclusive os aposentados, vão ser digitalizadas durante este ano. Os documentos estão arquivados em um depósito do Campus do Centro Politécnico. A Pró-Reitoria de gestão de Pessoas está comprando os equipamentos(monitores e escaners)e profissionais de uma empresa contratada pelo Ministério do Planejamento vão trabalhar neste processo, mas ainda não há uma data de quando deve começar.

Segundo o pró-reitor Adriano Ribeiro, o Governo quer formar um grande arquivo digital com os dados e históricos funcionais dos servidores civis que recebem pelo Tesouro Nacional. Este arquivo será a base para o novo Sistema de Gestão de Pessoas, que irá substituir o SIAPE, e assim trabalhar de maneira mais rápida e segura.

São ações, que de acordo com o pró-reitor, objetivam a centralização, uniformização, transparência e ainda assegurar o controle da legitimidade dos procedimentos de atualização e manutenção dos dados cadastrais.

fachada da Progepe na Rua Dr. Faivre. Foto Marcos Solivan

A criação do Assentamento Funcional Digital – AFD vai possibilitar a diminuição drástica do volume de papeis armazenados. Além de ser um banco referencial de dados e imagens das pastas funcionais, com indexadores para localização dos documentos online, ainda disponibilizará documentos digitalizados aos órgãos públicos federais, com assinatura digital usando certificado da ICP-Brasil, dando início ao processo de produção e aceitação de documentos eletrônicos ou digitais equivalentes aos seus representantes em papel.

Apesar do trabalho inicial ser desenvolvido por empresa terceirizada, a manutenção desses arquivos vai ser realizada pelos servidores da Progepe, alguns, inclusive já realizaram treinamento.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...