ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docentes recebem capacitação para a Educação Infantil na UFPR

Conferência “Leitura e escrita na Educação Infantil e a política atual do MEC” permite o fortalecimento nas ações voltadas para a educação infantil dos municípios de Curitiba, região Metropolitana e litoral. 

Nesta quinta-feira (6) a Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Rebouças recebeu a visita de docentes e secretarias de educação da região metropolitana, dos municípios de Curitiba e do litoral. O encontro foi marcado pela capacitação de professores da educação básica, com foco no desenvolvimento e no âmbito do processo de leitura e escrita na educação infantil.

Docentes reunidos para capacitação na Educação Infantil, no auditório Eny Caldeira – Campus UFPR Rebouças. Foto: Marcos Solivan

Para o diretor do setor de educação da UFPR, Marcos Ferraz, o evento vai além de discutir a temática em questão e conhecer as novas atualizações do MEC em relação à formação continuada na educação infantil. “Tanto a questão curricular como a questão da literatura no interior da educação infantil é de fundamental importância pro desenvolvimento da criança”, pontua Marcos. 

Diretor do setor de educação da UFPR, Marcos Ferraz. Foto: Marcos Solivan

De acordo com a coordenadora geral da educação infantil do MEC, Rita Coelho, a perspectiva é alinhar o trabalho que já vem sendo feito e fortalecer a educação infantil ainda mais nos estados e municípios. “Nosso método de trabalho hoje, nossa estratégia de trabalho é o diálogo. Diálogo democrático, ético, com todos os atores, porque a educação não é um problema, uma questão, um dever apenas do MEC. Então, ter a oportunidade de dialogar já faz parte de um grande avanço da nossa política. E  eu trago aqui as ações que nós vamos implementar na educação infantil contando com o apoio aí dos municípios”

Coordenadora geral da educação infantil do MEC, Rita Coelho. Foto: Marcos Solivan

A professora Katia Luciana Luz Sampaio explica que esse momento traz um significado sobre a questão da literatura no processo de formação das crianças e na formação de leitores. “A gente abre um leque no desmistificar o processo de leitura e escrita na educação infantil que deixa de ser uma escrita, uma leitura mecanizada e passa a ser uma leitura  no processo de humanização, no processo de formação e no processo de contribuição da formação do sujeito como um todo” 

Sugestões

Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
Inscrições para empréstimo de bicicletas pelo CoolabBici terminam dia 13 de agosto
Com o objetivo de incentivar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici está com inscrições...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...