ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docentes da UFPR recebem Ordem Nacional do Mérito Científico

Os professores da Universidade Federal do Paraná Yuan Jin Yun, do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMA), e Carlos Ricardo Soccol, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (PPGEBB), receberam a Ordem Nacional do Mérito Científico. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto na quarta-feira (17), em Brasília, e é considerada a principal honraria do Executivo voltada a pessoas que “se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação”, segundo o Decreto n.º 4.115, de 2002.

Oitenta e cinco profissionais da ciência, tecnologia e inovação foram condecorados. O docente Yun foi promovido à classe Grão-cruz, dentro da área de Ciências Matemáticas, e o professor Soccol ingressou no grau de Comendador, na área de Ciências da Engenharia.

Os condecorados são definidos por uma comissão formada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Os docentes receberam insígnias e o diploma da Ordem ao Mérito Científico 2018. A condecoração havia sido entregue pela última vez em 2013.

Ordem ao Mérito Científico

Instituída em 1993, a honraria reconhece cientistas e personalidades, nacionais e estrangeiros, por darem grandes contribuições ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

 

Biografias

Graduado em Matemática pelo Nanjing Institute of Technology, Yun tem doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e é professor da UFPR desde 1996.

Soccol é graduado em Engenharia Química pela UFPR e possui doutorado pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França. É professor da UFPR desde 1979. O pesquisador tem cerca de 80 patentes registradas, das quais cinco foram concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e quatro foram licenciadas a empresas.

Ambos são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de Nível 1A e membros da ABC.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...