ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docente do PPGD vai representar a UFPR em Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster

Foto: Arquivo Pessoal

Recentemente o professor Marcos Wachowicz, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná, teve seu projeto selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em edital referente ao Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, que prevê a concessão de bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista nas áreas de Direito de Propriedade Industrial e Propriedade Intelectual.

De acordo com Wachowicz, a partir de abril ele terá o período de um ano para continuar desenvolvendo pesquisas na área do Direito de Propriedade Intelectual e de Sociedade da Informação em cooperação com a instituição alemã. “Mais especificamente, a pesquisa aborda a questão da gestão dos direitos autorais na internet com as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas como inteligência artificial, block change e smart contracts”.

A participação no programa fará com que a UFPR seja representada na Alemanha em conferências e cursos que serão ministrados pelo professor. Além disso, seu grupo de pesquisa na universidade – o Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Industrial (GEDAI) – vai realizar eventos e cursos no país, conforme escopo do projeto.

A Cátedra tem o objetivo de aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, bem como de pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares da instituição anfitriã. “Essa é uma oportunidade única de promover a representação internacional da UFPR, já que são poucas as cátedras abertas. E a universidade de Münster possui um centro de excelência nessa área de pesquisa”, comenta Wachowicz.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...