logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Divulgação científica feita por estudantes de Oceanografia aproxima o oceano do ser humano

Você sabe qual a diferença entre o mar e o oceano? Essas e outras questões são esclarecidas periodicamente por um grupo de estudantes de Oceanografia, do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar, nas redes sociais do perfil “Oceano, o quê?” presente no Instagram e no Facebook.

A ideia surgiu em 2020, no início da pandemia, a partir da vontade de sete estudantes de levarem o oceano pra mais perto do ser humano de forma simples, prática e acessível. Com quase cinco mil seguidores no Instagram, os idealizadores já publicaram mais de 430 postagens que desmistificam a Oceanografia através de conteúdos semanais.

“Estávamos há algum tempo sem contato com a praia. Esse distanciamento do ecossistema que estudamos gerou um certo desprendimento e desmotivação na área, o que impulsionou o questionamento: ‘será que geralmente pessoas de fora da Oceanografia também se sentem assim distantes e alheias ao oceano?’”, revela a graduanda Ingrid Ellissa Kasprzak. Foi com essa linha de pensamento que eles juntaram um grupo de colegas para discutir as razões que provocam a desinformação coletiva. “Assim nasceu a ‘Oceano, o quê?’”.

Quando o navio Evergreen encalhou no Canal de Suez, o grupo colheu uma série de informações relevantes e postou de forma compreensível. Foto: Reprodução Instagram

O principal objetivo do projeto é compartilhar informações importantes sobre a Oceanografia e suas áreas, além de apresentar curiosidades e novidades que estão sendo realizadas dentro do ramo oceanográfico. “Em nossas postagens, buscamos fazer um apanhado geral de tudo o que é importante para a Oceanografia, do tema mais básico até o mais complexo. Sempre que alguma novidade na ciência ou mudança climática surge, por exemplo, buscamos trazer as respostas para as dúvidas acerca do assunto”, explica Ingrid.

O grupo também divulga pequenos e grandes projetos dentro da ciência oceanográfica, desde iniciações científicas até produções artísticas, e faz periodicamente uma série chamada “OceanoFlix”, onde indica séries, filmes e documentários relacionados aos temas abordados nas publicações.

Para a estudante, grande parte do que é aprendido ao longo da graduação deixa claro que inúmeros aspectos da vida cotidiana envolvem o oceano. “Desde a roupa que usamos, até o lixo que é descartado. Queremos esclarecer para as pessoas de fora dessa área acadêmica que mesmo suas pequenas ações podem fazer diferença para um futuro mais sustentável. Acreditamos que a partir de uma conscientização coletiva, podemos fazer muito para a saúde e para o desenvolvimento oceânico”.

Assuntos cotidianos podem ter mais relação com o mar o os oceanos do que aparentam. Foto: Reprodução Instagram

O projeto está atrelado à Década dos Oceanos, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ao seu objetivo de “conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. “Para obter essa consciência ambiental, é preciso que a informação chegue às pessoas e passe a ser discutida como deve, afinal o oceano está mais perto do que a população imagina”, destaca a futura oceanógrafa.

Para ficar sempre bem informado sobre assuntos ligados aos mares e oceanos, siga “Oceano, o quê?” no Instagram e curta a página no Facebook.


Foto de destaque: Pixabay

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...