logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Dissertação sobre empresas da base da pirâmide conquista segundo lugar em prêmio nacional

Encontro Nacional 2017, Programa Academia ICE

O doutorando de Administração da UFPR Rodrigo Luiz Morais da Silva conquistou o segundo lugar na categoria mestrado do Prêmio ICE 2016, concedido pelo Instituto de Cidadania Empresarial para incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos sobre finanças sociais e negócios de impacto. Orientada pelo professor Farley Simon Mendes Nobre, a dissertação de mestrado de Rodrigo propõe 21 critérios que uma empresa precisa contemplar para atuar em mercados situados na base da pirâmide – ou seja, formados por populações pobres ou em desenvolvimento.

O estudo relaciona as categorias de análise definidas com as contribuições das empresas para a sustentabilidade. Os 21 critérios foram agrupados em cinco categorias de análise, que indicam a existência de seis tipologias de empresas: atuação tradicional, adequada, inovadora, focada em benefícios mútuos, adequada à dimensão ambiental e direcionada à sustentabilidade.

Para o professor Farley, a avaliação de órgãos externos sobre os trabalhos acadêmicos é importante para trazer novos pontos de vista. “Além de projetar o autor da pesquisa, o concurso representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na universidade”, diz.
“Muita vezes o aluno estuda, pesquisa e não vê resultados. Prêmios como esse divulgam o trabalho e podem gerar resultados concretos, ao chamar a atenção de instituições, empresas e outras organizações”, afirma Rodrigo Luiz.

A premiação foi entregue na semana passada, em São Paulo. Além do reconhecimento público, os vencedores receberam bolsas para formação acadêmica e profissional.

Para saber mais sobre o trabalho acesse http://www.ice.org.br/premioice/2016/wp-content/uploads/2017/03/2-Colocado-Stricto-Sensu.pdf

Por Talita Brasileiro sob orientação de Lorena Klenk

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...