Estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) utilizaram o conhecimento adquirido nas disciplinas da graduação para produzir vídeos e podcasts com o objetivo de estender o aprendizado, em uma linguagem acessível, para além da academia, visando informar, principalmente, produtores, técnicos e demais pessoas da comunidade externa.
A iniciativa foi da professora Luciene Lima, que tratou a produção como atividade extensionista atrelada ao ensino e à pesquisa. “Expliquei para os estudantes sobre a importância de eles também saberem reproduzir o aprendizado para além da sala de aula e sobre o papel que têm na divulgação científica”. Ela comenta que essa é uma boa forma de inserir ações extensionistas no currículo das disciplinas.
Produção
Os alunos produziram e disponibilizaram para a comunidade materiais que tratam de temas específicos como a saprolegniose (doença do algodão) – micose que afeta os peixes principalmente durante o inverno; o processo de aquisição de biocombustível por meio de microalgas; e a carragena – extrato feito a partir de algas vermelhas marinhas que serve como emulsificante, estabilizante e gelificante em muitos alimentos –; e de assuntos gerais, como a microbiologia.
Confira alguns desses conteúdos:
Podcast: Algas vermelhas como matéria-prima da carragena.
Podcast: Patologia saprolegniose.
Vídeo: Biocombustível de algas
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]