logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Disciplina 100% em inglês é ministrada no curso de Agronomia

Aula da disciplina em inglês no curso de Agronomia da UFPR
Aula da disciplina em inglês no curso de Agronomia da UFPR

Cerca de 20 estudantes participam nesta semana de uma turma diferente na Universidade Federal do Paraná. O curso de Agronomia e o Departamento de Economia Rural e Extensão estão realizando uma disciplina totalmente em inglês na graduação, pela primeira vez no Setor de Ciências Agrárias. Com o tema “Basic Concepts in Rural Science”, as aulas começaram na segunda-feira, 25, e vão até sexta-feira (dia 30),  em período integral.

Para o professor Paulo de Tarso Pires, que ministra a disciplina ao lado do coordenador do curso de Agronomia, João Carlos Bespalhok Filho, os primeiros resultados superam a expectativa, com excelente nível de interesse e compreensão. Ao mesmo tempo, ele ressalta os desafios da aula em língua estrangeira. “A metodologia precisa ser aprimorada, com uma abordagem diferente, lembrando que não é uma aula de inglês, mas em inglês, e ao mesmo tempo buscar o entendimento do aluno”, observa.  Recentemente, os dois professores participaram de um treinamento oferecido pela Oxford University na UFPR, voltado a docentes de várias universidades, sobre técnicas para o ensino em língua inglesa.

A disciplina foi ofertada não só a estudantes de Agronomia, mas também de áreas correlatas.  Karina Koguta, aluna de Engenharia Florestal, ressalta que os tópicos são abrangentes e que está tendo a oportunidade de treinar seu inglês com linguagem mais formal, num contexto técnico. Para o estudante de Agronomia Eduardo Izawa, a experiência está sendo positiva. “Além de acompanhar a aula, estou ganhando vocabulário”, diz. Já Marcelo Bellettini, aluno da graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia de Alimentos, acostumado a ler em inglês, destaca a oportunidade de falar e ouvir os temas acadêmicos em outra língua. No último dia da disciplina, cada estudante terá que fazer a apresentação de um trabalho em inglês.

Segundo o professor Paulo de Tarso, a criação da disciplina surgiu justamente da observação de uma carência do exercício da linguagem técnica entre os alunos que já participaram ou pretendem participar de intercâmbios. Como é optativa, a turma é pequena e isso também traz benefícios. “Por ser um grupo menor, podemos ousar nas ferramentas didáticas, mudar a formatação da sala, aproveitar o celular como um aliado e não um inimigo, utilizar material visual e vídeos com mais flexibilidade”, aponta o professor Paulo.

Com o sucesso da experiência, uma nova turma da disciplina será aberta, possivelmente nas férias de verão.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...