Diretores eleitos do Setor de Artes, Comunicação e Design tomam posse

14 maio, 2014
18:47
Por
0
UFPR

Dalton Razera e Luiz Paulo Maia ladeados pelo reitor, Zaki Akel, e o vice-reitor, Rogério Mulinari - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Em cerimônia realizada no dia 14/05 na Reitoria da UFPR, os professores Dalton Luiz Razera e Luiz Paulo Maia foram empossados diretor e vice-diretor do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), constituindo a primeira gestão do setor, criado em 2013. Os dois já ocupavam temporariamente os mesmos cargos, desde o ano passado. Até que fosse realizada a primeira eleição para direção do setor, haviam sido indicados provisoriamente pelo reitor Zaki Akel Sobrinho.

Dalton Razera assina o termo de posse - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Mais novo setor da UFPR, o Sacod foi criado a partir do desmembramento dos cursos de Artes, Comunicação Social e Design do então Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Dalton Luiz Razera lembra que esse processo começou a ser desenhado ainda na década de 1990, mas que houve a necessidade de um amadurecimento para que a ideia pudesse sair do papel. “Acabou que tivemos aprovado o projeto do novo prédio que abrigará os três departamentos antes da criação do próprio setor.”

Segundo Razera, ainda no processo de instalação do Sacod houve grande integração entre os departamentos, apesar da distância geográfica: enquanto o Departamento de Design (DeDesign) está sediado no campus da Reitoria, o de Artes (DeArtes) fica no Batel e o de Comunicação Social (Decom), no Cabral. Há planos de se criar uma estrutura própria de comunicação interna e externa para auxiliar nesse processo.

“Na área de ensino, já prevemos a criação de cursos novos, como o de Design de Animação, e a separação das habilitações de Comunicação Social em carreiras distintas: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas”, diz Razera.

Luiz Paulo Maia discursa após ser empossado vice-diretor - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Em seu discurso de posse, Luiz Paulo Maia lembrou o reitor Zaki Akel, em tom de brincadeira, do compromisso de iniciar até o fim do ano as obras do novo prédio do Sacod, que terá 22 mil metros quadrados e será construído no campus Cabral, onde hoje funciona o Decom. “Sei que o edifício não será concluído até o fim de nosso mandato, mas espero pelo menos ver uma meia dúzia de estacas colocadas no chão.” Maia disse considerar a posse particularmente especial por ocorrer exatamente no mesmo dia em que o curso de Comunicação Social realiza um jantar de comemoração por seus 50 anos.

Akel elogiou o processo de criação do novo setor e disse acreditar que a medida será positiva tanto para o Sacod quanto para o Setor de Ciências Humanas. Ele anunciou ainda que deve ser finalizada em breve a compra do terreno do campus Batel, que abriga o DeArtes e hoje pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Célio Yano

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]