Diretores dos campi avançados da UFPR participaram em Brasília de audiência com a subcomissão da Câmara dos Deputados que trata da política de expansão do ensino superior federal. Estiveram presentes mais de 100 diretores de universidade federais e institutos federais, vários deputados federais e representantes de diversas Reitorias. A subcomissão é vinculada à Comissão de Educação da Câmara.
Durante a audiência, realizada no fim de novembro, houve manifestações dos participantes ressaltando a importância do processo de interiorização das instituições públicas de ensino superior, bem como a defesa da política de expansão universitária.
Como resultado da audiência, foi composta uma comissão conjunta entre universidades federais e institutos federais, constituída por representantes de direções por região do país, para a produção de documento com apontamento de problemas existentes e reivindicações ao Ministro da Educação. A direção da UFPR Litoral foi convidada para representar as universidades federais interiorizadas da região Sul do Brasil.
Segundo o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, professor Helton José Alves, a Reitoria da instituição tem feito todo esforço para cobrar do MEC o cumprimento da pactuação realizada nas últimas expansões da UFPR. No segundo semestre de 2017, após uma longa e insistente negociação, o ministério autorizou para a UFPR quase 50% das vagas docentes que ainda estavam pendentes. No ano de 2016 nenhuma vaga havia sido liberada. “Em 2018 vamos intensificar a busca pelas demais vagas de docentes e de servidores técnicos em educação que o MEC ainda não liberou, dentre outras pendências”, afirma Alves.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]