logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Direito da UFPR recebe selo de qualidade

O reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu o prêmio em Brasília. Imagem: OAB
O reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu o prêmio em Brasília. Imagem: OAB

O curso de Direito da UFPR foi um dos 139 do País e um dos 12 do Paraná que receberam, nesta quarta-feira, dia 13, o selo de qualidade concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A premiação confirma a qualidade do curso, já reconhecida por outras organizações. Existem 1.266 cursos de Direito registrados no Ministério da Educação e Cultura. Das 139 faculdades selecionadas pela OAB, 78 são públicas e 61 privadas.

Os critérios adotados pela OAB para a premiação foram dois: o índice de aprovação dos seus alunos nos exames da Ordem (condição necessária para que os graduados exerçam a profissão de advogado) e o conceito obtido pelas escolas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do MEC (que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos).

Qualidade

O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, explica que a premiação não objetiva definir preferências, mas sim uma concepção de regularidade de desempenho dos alunos. Isto porque a Ordem não divulga um ranking das faculdades, mas uma lista com a premiação das instituições “exemplares no País, que consideram a qualidade como parâmetro maior”.

O selo de qualidade foi entregue a reitores e representantes das faculdades em cerimônia com as presenças do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Lewandowski afirmou que a formação do advogado exige o ensino de uma “visão humanística” do direito e também uma experiência prática na área. Já Mercadante lembrou o esforço do Governo Federal e da OAB para qualificação dos cursos de Direito. (Fonte: Portal G1)

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...