logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Diálogo e transparência marcam reunião da Reitoria da UFPR com grupo de estudantes  

À tarde, a Reitoria debateu as reivindicações dos estudantes na Sala dos Conselhos. Imagem: Samira Chami Neves.

O diálogo e a transparência marcaram o encontro realizado nesta segunda-feira (24), entre a Reitoria da UFPR e um grupo de estudantes.  Foram dois momentos de discussão. Primeiro, no início da tarde, quando – por iniciativa própria – o reitor Ricardo Marcelo Fonseca conversou com os alunos no pátio da Reitoria, onde o grupo promoveu manifestação pedindo a concessão de benefícios relacionados em uma pauta de reivindicações.

Mais tarde, acatando pedido dos representantes dos alunos, o reitor, os pró-reitores Marco Cavalieri (Administração) e Fernando Mezzadri (Planejamento), assim como representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, – uma vez que a pró-reitora Maria Rita Cesar estava no congresso de pró-reitores –  receberam o grupo na Sala dos Conselhos. Ricardo Marcelo Fonseca lembrou que tanto na condição de docente, quanto de gestor, sempre teve “compromisso absoluto com a assistência estudantil”.

“Este compromisso com os estudantes é reafirmado a cada momento, na nossa gestão. A Reitoria manterá o canal de diálogo permanente com vocês para garantir que todos os alunos tenham condições dignas de permanência e saiam da UFPR com os seus diplomas na mão”, afirmou. O reitor reiterou o convite para que os estudantes contribuam com o debate para solucionar os problemas enfrentados pela Universidade.

Entre as reivindicações apresentadas à Reitoria estava o pedido de esclarecimentos sobre o atraso no pagamento de auxílios estudantis. O reitor esclareceu que tanto a UFPR quanto as demais instituições públicas de ensino superior enfrentam uma grande crise financeira, provocada pelo corte significativo do orçamento do governo federal destinado à educação e pela imposição de restrições que limitam o uso dos recursos. “Eu tenho falado diariamente com o Ministério da Educação para garantir os repasses das bolsas em dia, mas as universidades federais vivem um grave momento em relação aos repasses federais”, explicou.

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...