Departamento de Letras abre disciplinas optativas voltadas à questão do negro na cultura

04 janeiro, 2016
10:07
Por Henrique Rosso
0
Ensino e Educação

07821_as_poeticas_afro_latinasO Departamento de Letras Estrangeiras Modernas ofertará, neste primeiro semestre de 2016, duas disciplinas optativas experimentais de graduação voltadas à questão do negro na cultura. A iniciativa partiu do professor Rodrigo Vasconcelos Machado, que coordena o grupo de pesquisa “As Poéticas Afro-Latinas” e ministrará as aulas.

De acordo com Machado, esta é uma temática ainda pouco trabalhada pelos professores nas escolas. “Precisamos difundir novas abordagens sobre o negro e a literatura. Por meio de iniciativas como essa, buscamos também envolver a comunidade e contribuir para um estudo ainda muito carente nas escolas da capital”, explica o professor.

Na disciplina “Literatura Negra Íbero-Americana [HE-1092]”, o objetivo é discutir a representação do negro na literatura e sua contribuição para a construção da identidade nacional. A partir de leituras de obras de escritores negros e de afrodescendentes, serão abordadas questões relacionadas à ressignificação e à valorização cultural das matrizes africanas.

Já pelos “Tópicos Especias de Design Gráfico I [HD-126]”, a intenção é partir da interface entre texto e imagem para elaborar diários “Afro-Fotobiográficos”. Assim, o curso possibilitará aos participantes vivenciar o processo de criação fotográfico e textual a partir da discussão sobre a problemática da afro-autobiografia/biografia, envolvendo roteiro de pesquisa, escolhas técnicas adequadas à temática e a preparação de um ensaio fotográfico final.

Inscrições

As inscrições e o início das aulas ocorrerão no mês de março. Podem participar alunos da UFPR e comunidade externa – desde que cursando alguma graduação ou já com curso superior completo. As aulas serão ministras às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, com carga horária de 45 horas/semestre.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o professor Rodrigo Vasconcelos Machado pelo email rvmachado@yahoo.com.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]