Nesta segunda-feira (14), às 9 horas, a defesa de tese de Eduardo Hack Neto, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, vai unir virtualmente Curitiba, Foz do Iguaçu e Santiago de Compostela. Com orientação do professor José Manoel Gândara, a tese “Percepções turísticas: paradoxos do real e do imaginário: um estudo de caso do destino Foz do Iguaçu ─ Paraná será defendida na sala de videoconferência do Cesec/Lame, no Centro Politécnico.
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 400 turistas em Foz do Iguaçu, 400 turistas em Santiago de Compostela e 400 moradores de Foz do Iguaçu que trabalham com turismo. A análise das pesquisas das demandas reais ─ com turistas e profissionais de turismo ─ e da demanda potencial ─ espanhóis que podem vir ao Brasil visitar Foz do Iguaçu ─ foi efetuada com a aplicação de programas de informática, com o objetivo de manter a isenção.
A banca será composta pelos professores Xosé Manuel Santos Solla, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, que participará por teleconferência, Eduardo Yázigi, da Universidade de São Paulo (USP), Dario Paixão, do Centro Universitário Positivo (Unicemp) e Marcos Aurélio T. da Silveira (UFPR). Esta é a segunda tese defendida por teleconferência. A primeira foi transmitida no final de 2011, no programa de Administração. Segundo o professor Gândara, além da inovação e da redução de custos, as teleconferências “viabilizam que grandes nomes da produção do conhecimento venham a UFPR, elevando o nível das pesquisas”.
O trabalho despertou o interesse de membros do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu. Por esse motivo, a defesa também será retransmitida por teleconferência para o Espaço 04, sala 01, no bloco 08 da Universidade Aberta do Brasil, no Parque Tecnológico de Itaipu.