logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“De jaleco pra jaleco” é tema do livro Técnicas de Laboratório, escrito por servidora do CEM

Assuntos sérios podem ser tratados com bom humor. É nisto que aposta a servidora da UFPR Vanessa Coquemala-Bonilauri, na obra “Algumas Técnicas de Laboratório”. A autora reuniu durante dois anos e meio “dicas de ouro e macetes selecionados por quem de fato trabalha na área”. Ela os apresenta de forma simples, com termos comumente utilizados no cotidiano.

A tiragem deste livro publicado pela Editora All Print é pequena, explica Vanessa, e grande parte já foi comercializada nos lançamentos realizados na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Sul, onde a autora trabalha. Mesmo assim, destaca ela, a obra ainda pode ser adquirida por técnicos, auxiliares, alunos, professores e profissionais da área, ou seja, gente que frequenta laboratório. “É de jaleco para jaleco”, destaca de forma bem-humorada a técnica da UFPR e mestre em Botânica pela Instituição.

Vanessa ressalta que os livros de laboratório podem ser classificados como esgotados, em inglês ou longos e caros. Esta obra é, garante ela, “uma fonte segura, atual, curta, no idioma português; e tem preço justo (42 reais). Pelo conteúdo serve, inclusive, como base de estudo para concursos”. Ao longo das 108 páginas da obra, ressalta Vanessa, o leitor encontrará informações válidas e amplamente adotadas “em diversas épocas, desde aquelas anotadas a mão por profissionais, passando por manuais, práticas descritas em antigos cadernos de faculdade, aulas que atendiam a tal demanda”.

A publicação é dividida em oito capítulos: Soluções; Reagentes; Manutenção; Equipamentos; Coletas e Amostras; Organização e Enxoval; Conduta e EPI; e Descartes. As imagens que permeiam os textos garantem leveza à narrativa. Interessados na obra “Algumas Técnicas de Laboratório” podem adquirir a publicação diretamente com a autora, no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná (vancoq@yahoo.com.br).

Autora da obra, na Bienal de Sao Paulo.

Por Celsina Favorito

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...