Um trabalho de graduação desenvolvido em 2008 dentro do curso de Administração da UFPR resulta hoje em uma das mais reconhecidas contribuições para o cenário da educação especial gratuita, especialmente em Curitiba. A ideia foi se profissionalizando ao longo dos anos e, desde 2010, firmou-se como a ONG ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças.
Sem fins lucrativos, a iniciativa busca desenvolver uma gestão qualificada para escolas e centros de atendimento filantrópicos voltados a pessoas com deficiência, atendendo de maneira gratuita estas instituições. Hoje, ao completar cinco anos, já soma 35 entidades beneficiadas, com 4400 alunos e quase 2 mil profissionais.
A ideia, iniciada por Alexandre Amorim, então aluno do curso de Administração, foi inspirada na própria irmã do estudante, que tem Síndrome de Down. Na época, ele constatou a dificuldade destas entidades na parte de gestão administrativa e captação de recursos, que resultavam na baixa qualidade de ensino e falta de vagas nas instituições para pessoas com deficiência de Curitiba. Junto com Luiz Hamilton Ribas, ex-aluno de Economia, o projeto foi ganhando corpo e, dentro da Empresa Júnior, encontrou a base para ser aplicado. Mais tarde, em 2010, Diego Tutumi Moreira, aluno de Economia, se juntou ao grupo da ASID como um dos fundadores.
Desde o início das atividades a forma de atuação foi se aperfeiçoando, passando a realizar, além de assessorias administrativas, também programas de voluntariado corporativo e criação de redes e alianças em prol das instituições. A proposta ganhou dimensão com a conquista de vários prêmios (confira links abaixo) e ampliou sua atuação para além da capital. As cidades de Foz do Iguaçu, Joinville (SC) e Cubatão (SP) também contam com a iniciativa.
Mais uma importante ideia que ganhou, dentro da UFPR, o conhecimento e o estímulo necessário para se tornar realidade fora das salas de aula.
Leia também
ONG fundada na UFPR leva o nome do Paraná ao Fórum do Brics, em Moscou
ONG criada dentro da UFPR é a vencedora do prêmio nacional Jovens Inspiradores 2014
Projeto criado na UFPR é selecionado para programa internacional da Yunus&Youth
ONG nascida na UFPR é vencedora do 7º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]